sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A Associação Cultural Ferroviária BAHIA-MINAS

Estação 3 de Teófilo Otoni
É com conhecimento de causa que me dirijo aos leitores para dizer-lhes sobre as nossas intenções e propostas. Somos ex-funcionários, filhos de funcionários e amigos da Estrada de Ferro Bahia e Minas que nos reunimos mensalmente para discutir a reforma de nossa sede, criação de um museu, encontros e festividades. Nas ocasiões, os ex-ferroviários e cidadãos teófilo-otonenses e da região têm acesso à cultura ferroviária, documentos, fotografias e imagens, artigos e outros trabalhos sobre a BAHIA-MINAS, além de vestígios da estrada de ferro, como peças, ferramentas e outros. Nossos encontros tiveram início na década de noventa. Sabemos de nossas limitações e desafios, na medida em que trabalhamos e tratamos com a história viva dos nossos, pais e amigos.
Há quarenta e dois anos não mais circulam as locomotivas nessas terras, não mais se transporta nossa produção, madeira, cereais, gado e tantas outras cargas, por conseqüência de muita corrupção e prejuízos conforme alguns relatos. Ainda faltava boa gestão e também qualificação da mão-de-obra em todos os níveis, apesar da Escola do Senai, que formava os carpinteiros, funileiros etc. Sabemos, entretanto, que não existe mais madeira para a extração vegetal, não contamos com extração mineral, qual necessite de transporte ferroviário, pouca é, atualmente, a produção de cereais. Mas se fechássemos todas as empresas que hoje trabalham no prejuízo, no vermelho, teríamos de acabar com metade delas no país, começando pelos hospitais.
A nossa BAHIA-MINAS foi extinta como diversas ferrovias pelo Brasil afora. Concomitantemente erguia-se o Regime Militar trazendo o aquecimento da indústria automobilística e ampliação da malha rodoviária. A retirada de suas máquinas e trilhos foi tão rápida e radical que não ficou nem um metro de estrada para se mostrar aos mais novos. Seus funcionários à época foram transferidos para Belo Horizonte, Divinópolis, Lavras e outras cidades, parte deles aposentados. Hoje da BAHIA-MINAS só restou saudade e lamentações.
Não fiquemos neste romantismo.
O Vale do Mucuri é grande e valioso demais para ficarmos neste saudosismo. Existe um novo sentimento nas pessoas, novas idéias e projetos têm surgido. Grupos como o nosso estão se organizando e discutindo o perfil e futuro do Mucuri. Conscientizando a população da importância de Teófilo Otoni como cidade pólo na saúde, educação, comércio de pedras preciosas e semipreciosas, de gado, como idealizou seu fundador.
Hoje temos diferentes valores, as riquezas da madeira de lei e dos grandes fazendeiros mudaram de mãos, passando para as gemas, o eucalipto e produtos industrializados. Temos velhos e novos políticos defendendo esta bandeira, comerciantes e estudantes, a sociedade civil descobrindo que estamos entrando em um período de transformação, de metamorfose, finalmente saindo do engessamento que durara mais de quarenta anos. Coincidência ou não com a extinção da Estrada de Ferro BAHIA e MINAS.
DETREZ, Éder. A Associação Cultural Ferroviária BAHIA-MINAS. In Revista Mucury. set/2007,ano 1, nº 1. Teófilo Otoni, MG.p.04.

12 comentários:

  1. Gostei muito do conteúdo deste site, se possível gostaria de pedir aos organizadores que entrassem em contato comigo.Sou aluna do IV período de História na UNEB de Teixeira de Freitas e gostaria de produzir o meu TCC sobre a importância da ferrovia Bahia/Minas para o desenvovimento do extremo sul da Bahia.

    obrigada.
    meu e mail:priluz4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou filha de ex-ferroviário da BAHIA-MINAS. Moro em Barra Mansa-RJ, cidade, para a qual, meu pai foi transferido. Moravamos em Nanuque, mais conheço bem Teofilo Otoni, onde moravam familiares meus tambem ferroviarios.
    No momento preciso, do endereço do escritório da E.F.B.M., em BH.
    Agradeço se puderem me ajudar.
    meu nome e email: norma (norma_valle@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Olá Pricila e Norma, desculpem-nos a demora mas enviamos aos seus endereços alguma resposta.
    Grande abraço e obrigado por contribuirem conosco.
    Divulguem nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de estar corrigindo o meu e-mail: (normavalle_@hotmail.com)Se for possível reenviem o endereço do escritório da E.F.B.M., em BH.Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, SOU ESTUDANTE DE LOGÍSTICA PELA UNIFACS EM SALVADOR, E PESQUISANDO SOBRE O SUL DA BAHIA ENCONTREI ESTE BLOG QUE TEM PREOCUPAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DESTA FERROVIA QUE FOI TÃO IMPORTANTE PARA A REGIÃO. PARABÉNS PELA INICIATIVA, MAS VAI UM RECADO, NÃO É FÁCIL, MAS COMO ESTÃO GANHANDO ESPAÇO, SERIA INETRESSANTE SE TENTASSEM BRIGAR PELA REATIVAÇÃO DA FERROVIA, QUE, DO PONTO DE VISTA ´LOGÍSTICO, TRARIA CRESCIMENTO PARA A REGIÃO E TODO O SEU TRAJETO. MEU TCC, BASEIA-SE NISSO.

    OSCAR SANTOS
    E-MAIL:osscarildo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá gente, já fazem dois anos que eu pedi minhas primeiras informações sobre a Ferrovia Bahia-Minas.
    Estou muito próxima de concluir minha graduação e consequentemente o meu TCC.
    O trabalho continua, muita pesquisa, muita leitura, creio que dentro de poucos meses eu redigirei meu texto.
    Pretendo com este trabalho contribuir para um repensar da história da nossa região.
    Um abraço a todos
    Torçam por mim!

    ResponderExcluir
  7. Olá Luz!

    Grande prazer! Torceremos muito sim!
    E mais, estou também levantando bibliografia para meu projeto de mestrado, você poderia enviar-nos seu trabalho?
    Será muito importante também para a bilioteca virtual que estamos montando!

    Boa sorte e grande abraço.

    bruno dias bento
    MUCURY ASSOCIAÇÃO HISTÓRICO CULTURAL

    ResponderExcluir
  8. Não deixe de acessar:
    www.culturaneocruzeirense.blogspot.com
    E confira as caracteristica de parte da cultura do vale do Jequitinhonha.

    ResponderExcluir
  9. ola adorei a materia sou sobrinho de mardem durann ele esta precisando de apoio pois ele e ferreomodelista e esta montando uma maquete da estrada ferroviaria bahia a minas e prescisa de um espaço para expor gostaria que voces entrassem em contato pelo email herickdurann@live.com muito obrigado adorei a materia e com certeza mostrarei ao meu tio

    ResponderExcluir
  10. Olá Herick.
    Desculpe a demora mas vamos fazer isso agora.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Para as filhas não casadas e que nao empregaram no serviço publico ou deficiente (qualquer situação) existe a possibilidade de receber pensão desde que o titular seje funcionario estatutario e que tenha facelido anterior a publicação da lei 8112/90. Entre em contato no meu numero: (33) 9131-0714 Anderson Teofilo Otoni.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Izaira, moro em São Paulo, sou neta de um funcionário da Ferrovia de São Gonçalo dos Campos- Bahia, o nome dele Tomaz Bezerra de Aquino . Por gentileza , gostaria de saber para onde foram os documentos dos funcionários quando tudo foi desativado. Preciso de alguns documentos do meu avô.Agradeço quem puder me ajudar. Meu e-mail= izasjrp@gmail.com

    ResponderExcluir

Comente