quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Curadoria Exposição - “Feliz natal no cinema – Épicos e histórias natalinas”.

cartaz divulga º úo

clip_image002

Exposição do Museu da Memória das Salas de Cinema situado no bairro Cariru de Ipatinga exibe histórias de filmes épicos e memoráveis sobre histórias natalinas.

Essa exposição homenageia e faz a recordação de produções cinematográficas que levaram inúmeras emoções as famílias no período de natal e possibilitaram com sua beleza artística uma reflexão sobre o sentido do natal para muitas pessoas.

Essas obras cinematográficas estreavam em nosso país buscando refletir na tela valores cristãos que no período natalino ficam bastante aflorados em todas as pessoas.

Convidamos a todos para participarem dessa sensação mágica do período do natal e que é renovada, anualmente. Os verdadeiros sentidos dessa festa podem ser percebidos por nós. Compaixão, amor ao próximo, espírito cristão e a fé em nossos corações são algumas manifestações do espírito do natal entre nós.

Para celebrar esse natal estaremos programando sessões especiais de filmes com temas natalinos e de épicos do cinema que tão bem souberam captar o espírito do natal.

A programação será realizada com entrevista coletiva e imprensa e abertura da exposição. “Feliz natal no cinema. Épicos e histórias natalinas”. Nessa ocasião o Presidente do Instituto Cultural Joaquim Ribeiro Sadi, Guilherme Camara, estará apresentando a exposição bem como os filmes que também serão exibidos

Essa exposição é realizada com cartazes de filmes do acervo do Cine-Teatro Vitória de Teófilo Otoni. Além da exposição também serão exibidos os filmes Marcelino Pão e Vinho (Espanha, 1955) e Ben-Hur (Estados Unidos, 1959). A exibição dos filmes ficará a cargo do cineclube que é mantido pelo Instituto Cultural.

Nossa sessão de cineclube permitirá que você recorde esses filmes, que você possa levar a família para assisti-los e que aqueles que não os conhecem possam ter esse contato único com obras tão grandiosas do cinema mundial. É um presente para toda a família na época do natal.

Programação:

Dia 19/11/2010

18:00 –

Entrevista coletiva e abertura da exposição “Feliz natal no cinema – Épicos e histórias natalinas” – Museu da memória das salas de cinema de Ipatinga

Dia 26/11/2010

18:30

Marcelino Pão e Vinho, 1955, Espanha, P&B

Dia 10/12/2010

18:30

Ben-Hur, 1959, Estados Unidos. Colorido

Toda a programação acontece em nossa sede.

Avenida Itália, 1848 Ipatinga, MG, CEP 35.160-114

Comentários sobre os filmes

Ben-Hur, 1959, Estados Unidos.

Épico - Ben-Hur vivia no início do século primeiro como um príncipe e mercante de Jerusalém. Quando o seu velho amigo Messala é escolhido pelo governador para ser o oficial comandante de uma das legiões romanas, Judah ficou feliz. Mas com o passar do tempo, as visões dos dois amigos divergem e eles acabam por se separar. Ben-Hur acaba sendo punido, vira escravo e retorna em triunfo. Após uma bem sucedida corrida de bigas, ele começa a se vingar dos que destruíram a vida de sua família. Teores religiosos, inclusive com discretas aparições de Jesus, complementam o tempero desta obra-prima vencedora de 11 Oscar e uma dos melhores filmes de todos os tempos.

Marcelino Pão e Vinho, 1955, Espanha

Órfão é deixado como criança em convento Franciscano. O mesmo é criado pelos Frades. O menino cresce influenciado pelo ambiente do lugar. Algumas coisas estranhas e misteriosas começam a acontecer no lugar. Parece que existe um segredo naquele lugar que pode se tornar um milagre. Essa história fez muito sucesso em todo o mundo e no Brasil não foi diferente.

Épico/Religioso
Atores: Pablito Calvo, Direção: Ladislao Vajda,. Menção Honrosa. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlin

clip_image002[5]

Museu da Memória das Salas de Cinema/Ipatinga

Instituto Cultural Joaquim Ribeiro Sadi - Avenida Itália, 1848

Ipatinga, MG

CEP 35.160-114

Telefone (31) 3824 6659

www.vidavalorizada.com.br/sadi

institutoculturasadiribeiro@gmail.com

Realização:

Guilherme Ribeiro Camara, Cineclube Joaquim Ribeiro Sadi, Museu da Memória das salas de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente