O forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, dedica-se à exibição, à discussão e ao fomento da produção cinematográfica, sobretudo a documental. Ao longo de quatorze edições consecutivas, exibiu quase dois mil filmes, para um público total estimado em 70 mil pessoas. Organizado pela Associação Filmes de Quintal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o festival tem suas atividades concentradas, principalmente, no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes e no Cineclube da Face na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais
No decorrer de sua história, o forumdoc.bh exibiu mostras e retrospectivas de autores fundamentais, tais como: Jean Rouch, Pedro Costa, John Marshall, Agnès Varda, Jean-Louis Comolli, Timothy Ash, Chantal Akerman, Zacharias Kunuk, Martin Maden, Bob Connolly, Chris Owen, Fernando Birri, Ousmane Sembéne, Abderrahmane Sissako, Idrissa Ouedraogo, Flora Gomes, Safi Feye, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Eduardo Coutinho, Arthur Omar, Aloysio Raulino, Andrea Tonacci, Carlos Prates, Ozualdo Candeias e Eduardo Escorel, além de projetos coletivos, como o Vídeo nas Aldeias.
A edição de 2010 prevê uma mostra sobre O cinema político-experimental brasileiro com filmes realizados na década de 1970, em suporte Super8, 16mm, 35mm e vídeo, muitos deles censurados e não comercializados na época, abrangendo nomes como Abrão Berman, Carlos Zilio, Hélio Oiticica, Jairo Ferreira, José Agripino de Paula, Edgar Navarro, dentre outros; e uma mostra sobre o cinema direto norte-americano, que a partir de um recorte histórico, compreenderá alguns filmes de uma série de cineastas, em sua maioria produzidos nos anos 1960 nos EUA e Canadá, tais como Pierre Perrault, Michel Brault, Robert Drew, Richard Leacock, Fredrick Wiseman, D.A Pennebaker, irmãos Maysles, dentre outros.
Integrando o Fórum de Debates, será realizada a conferência Noite e Neblina: por uma história dos olhares, com a historiadora Sylvie Lindeperg na UFMG.
Será oferecida uma Oficina de Som Direto, focando a captação de áudio e desenho de som no cinema documentário ministrada pelo cineasta belga, diretor de fotografia e técnico de som Nicolas Hallet e pela cineasta e técnica de som Simone Dourado. Radicado no Brasil, Hallet é especializado em captação de som direto. Estudou Cinema e Vídeo na Academie des Beaux Arts de Bruxelas, na Bélgica, e desde 1998 tem trabalhado em diversos curtas e longas-metragens no Brasil e América Latina. Simone Dourado é técnica de som, diretora de arte e realizadora de documentários. Desde 2005, trabalha em longas e curtas de ficção e documentário em todo país. Nicolas e Simone ministram juntos oficinas de captação de som coordenadas pelo CANNE. Trabalharam como engenheiros de som do CD “Cantos sagrados Ikpeng”, gravado na reserva indígena do Xingu, produzido pelo Vídeo nas Aldeias, PE, e “Tore, som sagrado”, gravado na aldeia Kariri Xocó, produzido por Thydewa, AL.
Completam a programação as mostras competitivas nacional e internacional, sessões especiais e as mostras de extensão, que levam parte da programação para bairros periféricos de Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. A 14° edição do forumdoc.bh conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, do Programa Petrobras Cultural, do Programa Cemig Cultural, do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, via incentivos das Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente