segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rede Mineira de Cultura está no ar

Retirado do site da Rede Mineira de Cultura em 03/10/2011 do endereço:

http://redemineiradecultura.com.br/page/carta-de-apoio-da-secretaria-1

 

Já iniciou as suas atividades a Rede Mineira de Cultura, uma rede social voltada especialmente para a Cultura no Estado de Minas Gerais.

A RMC busca atrair, em um mesmo ambiente, todos os atores culturais, como artistas, empresas, empresários, incentivadores, produtores culturais (empreendedores), apoiadores culturais, cidadãos comuns, organizações e entidades privadas, além de órgãos, entidades e instituições de governo.

O principal foco da RMC é construir uma “ponte” entre todos esses atores culturais de Minas, para:

  • noticiar informações originárias dos governos federal e estaduais, envolvendo assuntos de cultura;
  • divulgar orientações para aqueles que empreendem na área da cultura e acreditam no setor como forte fator econômico e social -  e buscam melhorá-lo por meio de seus projetos;
  • levar aos incentivadores esclarecimentos sobre como investir e quais benefícios eles terão com tais investimentos, especialmente no que se refere a mercado cultural, eventos, formação de público e fruição;
  • divulgar eventos, projetos, editais e iniciativas culturais nas esferas municipal, estadual e federal, abrindo espaços para todos se apresentarem e serem buscados;
  • e servir de ponto de encontro para todos os que têm na cultura o seu mercado de trabalho, prestando serviços, colaborando, assessorando, orientando, oferecendo serviços e disponibilizando informações de interesse geral.

Nesses primeiros passos, a RMC já conta com a adesão de vários setores culturais, com destaque para a Secretaria Estadual de Cultura, que acreditou na proposta da Rede e promete participar ativamente dela, disponibilizar informações, editais, programas, projetos, ações, eventos e incentivos para que os membros da Rede Mineira de Cultura possam deles se beneficiar.

- “Por meio da RMC, ampliaremos o leque de alternativas para que os agentes culturais de Minas se encontrem na Rede e saibam tudo o que está acontecendo, acontecerá e aconteceu na área cultural, em todo o Estado. E quando não souberem ou não tiverem resposta para o que necessitem, cobrem mais informações ou esclarecimentos da Secretaria, também via Rede Mineira de Cultura. Por meio dela, poderemos diminuir as distâncias entre o Estado, a iniciativa privada e a sociedade e dar transparência a tudo que agita Minas na área da cultura e do empreendedorismo cultural”, comentou o Superintendente de Ação Cultural da Secretaria esadual, Raul Abu-Jamra Costa.

Agora, está aberta a porta para que, também, as Secretarias Municipais de Cultura e as Prefeituras participem da Rede, divulguem os seus eventos, equipamentos disponibilizados para a manifestação cultural, falem de suas ferramentas como bibliotecas, teatros, cinemas, casas de cultura, galerias de arte, grupos folclóricos, grupos cênicos, tribos e escolas de músicas, circo, artes visuais, espaços disponíveis, etc.

Enfim, a Rede Mineira de Cultura é de todo mundo que está engajado na cultura, a tem como atividade profissional ou tem o setor para lazer e curtição. Para participar desta nova REDE MINEIRA DE CULTURA basta se cadastrar e, depois, mobilizar colegas, companheiros, empresários, pessoas conhecidas e até curiosos a fazerem o mesmo, sejam pessoas físicas ou jurídicas, entidades da sociedade civil, instituições, todos e tudo com muita transparência e consciência de que fazer cultura é cidadania, é divulgar conhecimento, empreender para o bem, para o crescimento social, para garantir o patrimônio cultural e investir em desenvolvimento e crescimento das pessoas

Cultura é um direito fundamental.

Participe da Rede Mineira de Cultura!

Cadastre-se!

A RMC é a nossa casa, é a sua casa.

Acesse: www.redemineiradecultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente