sábado, 29 de outubro de 2011

uma singela homenagem ao grande Eduardo Veloso

Este mês de outubro ficou marcado com uma profunda tristeza. Ainda estamos em luto e muito sentidos com o falecimento do Eduardo Veloso, no pouquíssimo tempo em que nos conhecemos, nos foi um grande amigo.

Infelizmente não teremos mais a presença do maior cinéfilo de Teófilo Otoni, frequentador assíduo de nosso cineclube.

Há quase uma semana, recebemos um telefonema de seu irmão o José Eduardo pedindo que nos encontrássemos com os filhos do Eduardo. Foi um encontro bastante emocionante, no qual lembramos de alguns episódios e do interesse dele por filmes e música. Ficamos muito felizes em saber o quanto ele estava motivado nos projetos que discutíamos, como a abertura de mais um cineclube no qual ele seria o curador.

Para quem não sabe, Teófilo Otoni chegou a ter 5 salas de cinema simultaneamente há algumas décadas, o Santo Antônio, chamado de Poeira, o Vitória, o Metrópole e mais dois não oficiais, um no bairro São Jacinto e o dos Ferroviários, o Eduardo era frequentador assíduo de todos, depois do Palácio, o último a ser construído e também o último a ser fechado. A sua história entrelaça-se também com a história desta arte na cidade.

Mas retornando o nosso encontro, num momento de profundo carinho, seus filhos nos ofereceram sua coleção de filmes do Eduardo para nosso acervo, a fim de que nosso projeto de cineclube ficasse ainda mais rico. Foi-nos feito um pedido, prontamente aceito, que homenageássemos o Eduardo dando o seu nome ao cineclube.

Então a partir de agora teremos o Cineclube Eduardo Veloso, podendo ter vários locais de exibição, nossa proposta discutida com este cinéfilo inveterado.
E estamos ansiosos para a retomada deste nosso projeto, agora com ânimo e missão renovadas.

Agradecemos sem conseguirmos as palavras certas aos familiares, ao Daniel Veloso, Alexandre Veloso, Ana Luiza Veloso, Carol Raush, Duda Albuquerque, Grace Pianetti e ao José Eduardo Veloso.100_1586

Garantimos que a memória do Pai, Sogro e Irmão de vocês será sempre lembrada em nossa Mucury Cultural, e que foi ele um dos grandes incentivadores de nosso trabalho e por quem também faremos questão de sempre trabalharmos ainda mais, principalmente no que se refere ao cinema em nossa cidade e região.

Perdemos um grande amigo, uma grande pessoa, mas aprendemos muito. E como é bom ter conhecido alguém como ele.

O Eduardo também foi um entusiasta de nossa radioweb colaborativa, e esteve na gravação de um de nossos programas o “Cê Manda!” de nº 20, que disponibilizaremos para download e para execução, infelizmente nossos equipamentos ainda são bastante precários e a gravação não teve uma boa qualidade, mas é um de nossos registros.

Novamente agradecemos e assumimos a responsabilidade de lembrar sempre de alguém tão importante quanto nosso amigo Eduardo Veloso, agradecemos principalmente a ele, o Eduardo, por ter-nos permitido a convivência e amizade. Somos infinitamente gratos.

O Cê Manda! 20:

promama 20.mp3

4 comentários:

  1. Eu li qdo vcs comentaram sobre a morte dele, e fiquei na dúvida se era a mesma pessoa da participação nesse programa. Bem, a vida é isso, um ciclo que nascimento e renascimento, que no meu entender não se acaba.
    bjos e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau.
    Foi o Eduardo sim, que tinha participado do Cê Manda! de sua lista brazuca...
    Infeliz ou felizmente a vida é esta né?
    Mas é para novamente mostrar-nos como devemos cativar as pessoas e nossas amizades.
    Bjs pra vc também.

    ResponderExcluir
  3. O Eduardo merece essa homenagem.
    Vcs fizeram muito bem em homenageá-lo.

    Um abraço.
    Viviane.

    ResponderExcluir
  4. Viviane, ele merece sim!
    Foi um grande teófilo-otonense, um grande homem!
    Obrigado!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Comente