quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Diálogos sobre o Sonho Brasileiro discute cultura, economia e educação

retirado do Itaú Cultural em 11/08/2011 do endereço:

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1661

 

 

Ciclo promove mesas de debates em 15 e 16 de agosto

Diálogos Sobre O Sonho Brasileiro
segunda 15 e terça
16 de agosto
às 10h e às 14h30

entrada franca [ingressos distribuídos meia hora antes de cada mesa]

Discutir ideias e projetos de grande impacto na cultura, na economia e na educação do Brasil é o objetivo do seminário Diálogos Sobre o Sonho Brasileiro, que ocorre na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de agosto, com transmissão on-line pela página do banco Itaú no Facebook (disponível no dia do evento). O ciclo de debates é parte de um mapeamentodas expectativas e ideais dos jovens brasileiros.

Estão confirmados para o evento o escritor Affonso Romano Sant’Anna, o agitador cultural Pablo Capilé, a pedagoga Dagmar Garroux (Tia Dag), os jornalistas Gilberto Dimenstein e Flávio Paiva, o publicitário Luis Fernando Guggenberger e o ativista Reinaldo Pamponet. Logo, outros nomes serão divulgados. Fique atento ao nosso Twitter e Facebook!

Cada mesa terá a presença de um integrante da Box1824, grupo responsável pela pesquisa, e um dos jovens inovadores mapeados pelo projeto, chamados de “jovem-ponte”. A mediação dos debates é de Luiz Algarra.

Pesquisa

Como o jovem brasileiro de 18 a 24 anos entende a política, a vida profissional, como enxerga sua posição na sociedade e que valores dá às principais instituições sociais? Apresentada pelo Banco Itaú, a pesquisa Sonho Brasileiroprocurou respostas para essas perguntas. Nos resultados, uma geração marcada por novas formas de ação no mundo.

A pesquisa identificou três fenômenos causadores de mudança: o não-dualismo, marcado pela cultura do diálogo, da criação coletiva, no lugar da ruptura; a hiperconexão, através da formação de redes amplas por meio de novas ferramentas, sem barreiras físicas ou de tempo e espaço; e, por fim, asmicrorrevoluções: a transformação da sociedade a partir de modificações pequenas, mas significativas.

Abaixo, você confere a programação do seminário, além de detalhes sobre cada um dos participantes.


Diálogos Sobre O Sonho Brasileiro


segunda 15 e terça 16 de agosto
às 10h e às 14h30

entrada franca
[ingressos distribuídos meia hora antes de cada mesa]
Mediação
Luiz Algarra é consultor em inovação sistêmica, com abordagem em metadesign, cibernética conversacional e aprendizagem informal.

segunda 15 de agosto

10h

Império das Cores: Economia da Felicidade

Affonso Romano de Sant‘Anna é poeta, cronista, professor e jornalista. Com mais de 40 livros publicados, pensa o Brasil e a cultura do seu tempo.

João Cavalcanti (representante da Box1824) é um dos criadores da Box1824, uma das principais empresas de pesquisa de mercado e tendências de comportamento de consumo na América Latina que tem clientes como Nike, Pepsi, Fiat, Nokia e Itaú. João é também fundador da LiveAd (inovação em comunicação) e da Talk Inc (companhia de pesquisa on-line) e um dos criadores da Busk.com.

Raísa Almeida Feitosa (jovem-ponte – Recife, PE) é estudante de design gráfico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). Realiza trabalhos gráficos de temática social e/ou produzidos voluntariamente para ONGs, coletivos etc. Trabalha com teatro e literatura e está envolvida em mobilizações sociais e culturais.

14h30

Sabedoria Natural: Educação Informal

André Gravatá (jovem-ponte− Embu das Artes, SP) é estudante de jornalismo. Realiza intervenções urbanas pela cidade, com o objetivo de motivar uma visão diferenciada do cotidiano. Atualmente, escreve um livro sobre arte participativa, cujo foco é o poder de emancipação da arte 2.0, que convoca o espectador a ocupar o papel do artista. É organizador do TEDxJovem@Ibira.

Carla Mayumi (representante da Box1824) é sócia da Box1824. Dirigiu a equipe de planejamento estratégico da empresa e foi responsável pela criação de novos processos e metodologias de pesquisa. Atualmente, dirige o núcleo de Inovação e Projetos Especiais da Box1824, com clientes como Itaú, Pepsi, C&A e COB. Nos últimos dois anos, coordenou o projeto O Sonho Brasileiro, o maior da história da empresa.

Dagmar Garroux (Tia Dag) é pedagoga, fundadora da Casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, que atende mais de 1.200 crianças e jovens de 6 a 21 anos.

Luis Fernando Guggenberger é gerente de Debate e Conhecimento e Novos Projetos da Fundação Telefônica no Brasil. É netweaver de Redes Sociais e de Inovação Social. Formado em publicidade e propaganda, é especializado em relações públicas e também atua como professor universitário.

terça 16 de agosto

10h

Fusões Criativas: Nova Economia Criativa

Flávio Paiva é jornalista, colunista semanal do Diário do Nordeste, autor de livros e CDs infantojuvenis e ativista de mobilização social e cidadania orgânica.

Júlio César Oliveira de Oliveira (jovem-ponte − São Paulo, SP) ministra oficinas e participa de shows e campeonatos ligados ao universo da dança e do hip-hop.

Marcelo Noah (representante da Box1824) é formado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR) e mestre em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Poeta e radialista, produz e apresenta o programa Teorema, na rádio Ipanema FM (domingo, às 12 horas), de Porto Alegre. Dedica-se também à criação e direção da rádio Minima.fm, com lançamento previsto para setembro.

Reinaldo Pamponet deixou a Microsoft em 2003 para se dedicar a projetos culturais envolvendo jovens, como aEletrocooperativa e a Rede Itsnoon. Defende uma abordagem que dá liberdade ao jovem e reconhece o saber de cada um na criação da cultura.

14h30

Poder Humano: Novo Engajamento Político

Daniela B. Silva (jovem-ponte − São Paulo, SP) é diretora do projeto de inclusão política Esfera, da Casa de Cultura Digital, em São Paulo, por meio das tecnologias em rede e de práticas de liberdade, autonomia e compartilhamento. Coordena também a comunidade Transparência Hacker, que usa dados governamentais e tecnologias abertas para criar e implementar projetos de interesse público na rede.

Gabriel Milanez (representante da Box1824) é um dos diretores de Planejamento e Pesquisa da Box1824 desde 2007. Anteriormente, trabalhou seis anos em agências de propaganda, como Fischer América e LewLara. É graduado em comunicação social e em ciências sociais pela USP. Estudou também sociologia na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), na França.

Gilberto Dimenstein é colunista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN. Foi diretor da Folha na sucursal de Brasília e correspondente internacional do mesmo jornal em Nova York. Trabalhou ainda no Jornal do Brasil, Correio Braziliense,Última Hora e nas revistas Visão e Veja. Foi acadêmico visitante do programa de direitos humanos da Universidade de Columbia, em Nova York. Atualmente, desenvolve projetos de educação para comunicação na Universidade de Harvard.

Pablo Capilé é coordenador de planejamento dos festivais Calango e Grito Rock, um dos fundadores do Espaço Cubo− instituto cultural cuiabano que desenvolve ações no campo da cultura em todo o Brasil – e sócio-fundador da associação Casas Associadas. É também um dos articuladores do Circuito Fora do Eixo, rede que integra hoje dezenas de coletivos dedicados ao setor em todo o Brasil.


Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 – Paraíso [próximo à Estação Brigadeiro do Metrô] | informações: 11 2168 1777 |
youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural | atendimento@itaucultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente