quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sessão Vitrine

Retirado do site do MIS em 17/08/2011 do endereço:

http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=767

cinema

19 a 25/ago/2011


Confira os horários na programação ao lado auditório MIS
R$ 6,00 (50% de desconto para estudantes)

Morro do Céu

Morro do Céu

Um Lugar ao Sol

Um Lugar ao Sol

Estrada Real da Cachaça

Estrada Real da Cachaça

Pacific

Pacific

O MIS abre espaço para o projeto Sessão Vitrine, criado pela Vitrine Filmes como forma de levar a diversificada produção cinematográfica brasileira ao encontro do público. O projeto busca destacar filmes de jovens cineastas lançados no primeiro semestre de 2011.

São filme que, apesar de receberem grande atenção dos principais festivais do Brasil e do mundo, têm dificuldade de chegar ao público.
Para o lançamento do projeto, será feita uma retrospectiva da primeira Sessão Vitrine e um debate sobre a distribuição alternativa de filmes brasileiros. Confira a programação para o mês de agosto.
Programação
19 de agosto, sexta
19h - Um Lugar ao Sol
Sessão seguida de debate com André Sturm (diretor do MIS), Silvia Cruz (Vitrine Filmes) e Cynthia Alario (sócia fundadora da Brazucah)
20 de agosto, sábado
15h - Estrada Real da Cachaça

21 de agosto, domingo

17h - Chantal Akerman, De Cá
19h - Morro do Céu
21 - Estrada para Ythaca
25 de agosto, quinta
20h - Pacific (Pré-estreia)
Filmes
Um Lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro, 66 min, Brasil, 2009, português, documentário
O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso aos moradores das coberturas através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas 09 cederam entrevistas. Através dos depoimentos dos moradores de cobertura, o filme traz um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetônico e social brasileiro.
Estrada Real da Cachaça, de Pedro Urano, 98 min, Brasil, 2008, português, documentário
Estrada Real da Cachaça é um caminho, uma viagem. Espécie de roadmovie espaço-temporal, o filme busca um reencontro com a realidade nacional através da mais brasileira das bebidas, a cachaça. Trata-se de uma investigação histórica, antropológica, sócio-econômica e poética que procura, ao longo da chamada Estrada Real, articular fragmentos significativos da trajetória da nação. Estrada Real da Cachaça propõe a reatualização de um percurso ancestral com o objetivo de mapear a presença da cachaça na cultura brasileira.  A cachaça é produzida em todo o território brasileiro, mas Minas Gerais é o estado mais conhecido por sua qualidade. O motivo está relacionado à corrida pelo ouro, no século XVIII, que fez com que colonizadores portugueses e brasileiros fossem para o interior do país acompanhados da bebida.
Chantal Akerman, De Cá de Gustavo Beck, 62 min, Brasil, 2010, inglês, documentário
Um vídeo de entrevista com a realizadora belga Chantal Akerman em que ela reflete sobre o cinema, a vida e a sua obra.

Morro do Céu,
de Gustavo Spolidoro, 71 min, Brasil, 2009, português, documentário
Morro do Céu é uma pequena comunidade de descendentes de italianos, localizada no alto de uma montanha no sul do Brasil. Lá, o jovem Bruno Storti e seus amigos preenchem os dias de verão entre túneis de trem, a colheita da uva e a descoberta do primeiro amor.

Estrada para Ythaca
, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, 70 min, Brasil, 2010, português, ficção
“Mantenha sempre Ythaca em sua mente.
Chegar lá é sua meta final,
Mas não tenha pressa na viagem.
Melhor que dure vários anos;
E ancore na ilha quando você estiver velho,
com todas as riquezas que você tiver adquirido no caminho,
sem esperar que Ythaca irá enriquecê-lo.
Ythaca terá lhe dado a linda viagem.
Sem ela você nunca teria partido,
E ela não poderia dar-lhe mais…
Tão sábio que serás, com todo conhecimento,
Já terás entendido o que significa Ythaca.”

Pacific
, de Marcelo Pedroso, 72 min, Brasil, 2009, português, documentário
O documentário Pacific é todo construído a partir de imagens de passageiros de um cruzeiro que tem como destino uma das mais belas paisagens brasileiras, o arquipélago de Fernando de Noronha. São sete dias de viagem registrados pelas lentes de turistas que filmam tudo, a todo instante. Ao lançar seu olhar sobre o olhar dos personagens, o filme se revela um ensaio sobre a produção de imagens na contemporaneidade, além de lançar luz para melhor entendimento da sociedade brasileira, a partir de um grupo social pouco visto e longe dos estereótipos do samba, da pobreza e do futebol.

REALIZAÇÃO:

Museu da Imagem e do SomGoverno do Estado de São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente