sexta-feira, 11 de maio de 2012

Papo Café e Cineclube Eduardo Veloso com programação especial: "Luta Antimanicomial e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes"

A Livraria e Cafeteria Papo Café e a Mucury Cultural por meio de seu Programa de Ocupação convidam para a programação temática do Cineclube Eduardo Veloso:

"Luta Antimanicomial e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

Sessões e Debates

Dias: 14 a 18 de maio

Horário: 15h30min

Local: Livraria Papo Café

Endereço: Rua Doutor Manoel Esteves, 150, Lj. 05.

Valor: A entrada é FRANCA

Obs.: A lotação máxima por sessão é de 60 pessoas.

Dia

Hora

Programação

14/05

15:30

clip_image002Filme: Preciosa

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.


Debatedora: Isabel Corrêa Pacheco

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário FUMEC (2000). É Especialista em Saúde Mental (2003). Possui o título de Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (2009). Trabalhou durante 09 anos como psicóloga hospitalar. Professora e coordenadora adjunta do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos. Está cursando o Mestrado em Gestão Integrada do Território (UNIVALE). Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Distúrbios Psicossomáticos.

15/05

15:30

clip_image004Filme: Estamira

Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.


Debatedor: Prof. Msc. Diogo Prado Evangelista

Atualmente exerce a função de Docente no Curso de Serviço Social na Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri. Concluiu o mestrado em Servico Social pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, em 2009 e a graduação em Serviço Social na UNESP em 2003.

16/05

15:30

clip_image006Filme: Anjos do sol

Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

 

 


Debatedora: Michelly Ferreira Monteiro Elias

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; - UNESP - Campus de Franca. Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

 

17/05

15:30

clip_image008Filme: Bicho de Sete Cabeças

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

 


Debatedora: Camila de Lima

Possui mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente, faz parte do corpo docente das Faculdades Unificadas Doctum, campus de Teófilo Otoni - MG, sendo a professora responsável pelas disciplinas relacionadas à Análise Experimental do Comportamento. Além disso, desde outubro de 2009, coordena o curso de Psicologia desta instituição.

 

18/05

15:30

clip_image010Filme: O Oitavo dia

Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa mas não consegue se desvencilhar dele.

 

 

 


Debatedor: Carlos Roberto Schütte Junior 

Possui graduação em PSICOLOGIA e pós-graduação em Saúde Mental pela PUCMG. Mestrando em Saúde Coletiva pela UNIMONTES. Atualmente é professor de Ensino Superior e Psicólogo da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.

 

3 comentários:

  1. Parabens, a esses abnegados pela cultura.
    Mesmo com toda dificuldade e sem apoio algum do poder publico, conseguem se mobilizar e dar uma nova cara a nossa cultura.

    Mauro de SOuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, agradecemos seu comentário.
      Mas que quer faz, não é assim?
      No que se refere ao poder público, realmente não temos o apoio que gostaríamos, mas temos algum sim, pouco, é verdade.
      contamos mesmo é com o público, o maior estimulador de nosso trabalho.
      Esperamos você.
      Grande abraço.

      Excluir

Comente