terça-feira, 7 de maio de 2013

91% dos paulistanos aprovam a meia-entrada

Por Cultura e Mercado

Foto: NufkinPesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (6/5) indica que 91% dos moradores de São Paulo (SP) aprovam a meia-entrada para estudantes e 96% são a favor do benefício para maiores de 60 anos. O levantamento foi feito com a participação de 600 pessoas.

O assunto esteve em destaque nas últimas semanas devido à tramitação de dois projetos, que buscam estabelecer parâmetros para o benefício. Otexto aprovado pelo Senado no dia 18 de abril integra o Estatuto da Juventude e garante mínimo de 40% dos ingressos de espetáculos culturais a estudantes e jovens de baixa renda.

Na semana seguinte, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou o PLS 4571/08, que inclui todos os beneficiários (inclusive idosos) na cota de 40% dos ingressos vendidos e estabelece um modelo único de Carteira de Identificação Estudantil, a ser concedida por um número restrito de entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Pouco mais da metade dos paulistanos (51%) apoia a restrição da quantidade de ingressos com desconto, enquanto 40% se declaram contra a medida.

A pesquisa também coletou a  opinião dos entrevistados acerca do valor cobrado pelas atrações culturais na cidade. Para 68%, os ingressos para espetáculos são caros ou muito caros. Apenas 25% deles acreditam que as mudanças na lei vão baratear o preço dos bilhetes e 34% apostam que as entradas para essas atividades ficarão ainda mais caras.

Produtores culturais entrevistados pela Folha criticaram o atual modelo de concessão da meia-entrada.  ”Hoje se pratica um preço falso’”, afirmou Odilon Wagner, ator e presidente da Associação de Produtores Teatrais Independentes.

“Se quero ter um tíquete médio de R$ 100 no meu bolso, cobro do consumidor R$ 200 porque sei que praticamente todos do público são estudantes”, disse Leo Ganem, presidente da Geo Eventos.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Retirado do Cultura e Mercado em 07/05/12 do endereço:

http://www.culturaemercado.com.br/politica/91-dos-paulistanos-aprovam-a-meia-entrada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente