sexta-feira, 31 de maio de 2013

Novo Salic em Belo Horizonte

Desde que o Novo Salic foi implantado, esse é o terceiro estado que recebe o treinamento da nova versão do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic). A oficina foi realizada nesta segunda-feira, dia 27 de maio, no SESC Palladium, na capital mineira. Agora, o proponente vai poder inscrever sua proposta e acompanhar todas as etapas, desde a incrição até a prestação de contas, de forma eletrônica por um único sistema: o novo SalicWeb. Mais de 400 produtores culturais da região tiveram acesso à nova ferramenta que foi planejada pelo MinC numa parceria entre a Sefic (Secretária de Fomento e Incentivo à Cultura) e a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração.O secretário da Sefic, Henilton Menezes, deu um panorama geral sobre a Lei Rouanet e as mudanças no Novo Salic. E destacou: "Esta é uma ferramenta de gestão de projetos. Agora, tudo poderá ser feito dentro do sistema.".

A ideia é facilitar a vida do proponente e deixar todo o processo mais seguro. Para isso, o MinC desenvolveu um ambiente sistematizado e organizado. As novas funcionalidades de gerenciamento fazem com que o antigo espaço do proponente se transforme em um escritório virtual. Essa medida permite ao proponente fazer a gestão do projeto via sistema, dispensando controle paralelo e, em muitos casos, a contratação de consultoria para a execução do projeto. Neste espaço, será possível registrar a evolução física e financeira do projeto proporcionando maior agilidade no atendimento das solicitações e reduzindo os custos. A principal mudança é em relação à prestação de contas que será feita durante o andamento do projeto. "Esse novo sistema é uma benção. Para gente que tem projetos longos, a prestação de contas dessa forma vai facilitar muito. Não tem chance de se perder documentos fiscais e dele se apagar ao longo do caminho. O controle das contas será bem mais eficaz.", afirma a produtora cultural Dorinha Aguiar.

E não há motivo para correria, os projetos inseridos no sistema antigo serão transferidos automaticamente para a nova versão. Só será necessário que o gestor alimente os campos adicionais contidos na nova ferramenta. A previsão é de que a atiga versão saia do ar em setembro. A recomendação é para que os usuários já passem a utilizar o Novo Salic para que não tenham dificuldade de inserir as informações adicionais. Para acessar, digite: novosalic.cultura.gov.br

Saiba o que mudou

As principais mudanças são tecnológicas. O que dará maior dinamicidade ao processo e garantirá menor tempo de resposta à ação do usuário. Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, prorrogação, fiscalização e acompanhamento do projeto serão feitos dentro do sistema em tempo real. Com isso, o tempo de resposta para as demandas será encurtado e caso apareça alguma inconsistência, é possível uma intervenção imediata do MinC, numa atuação preventiva.

O novo sistema, mais moderno e completo, traz ainda uma economia de papel já que não será necessário, por exemplo, enviar todos os documentos fiscais pelo Correio para o MinC só depois do projeto ser finalizado. É só escanear e postar no sistema.

Como se preparar para o novo sistema

Nos próximos 3 meses,  o MinC vai oferecer oficinas nas cinco regiões do país tanto aos proponentes como também aos pareceristas.  Para se adaptar mais facilmente às novas funcionalidades, o usuário pode acessar os manuais de operação que mostram o passo a passo de cada etapa.  As dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail salic@cultura.gov.br ou pelo telefone 61 2014-2115.

Para acessar o cronograma de treinamento e os manuais explicativos do Novo Salic, clique aqui.

Apresentação na íntegra do secretário da Sefic, Henilton Menezes.

Retirado do site do MinC em 31/05/13 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/novo-salic-em-belo-horizonte/10895?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fnoticias-destaques%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_x9zwCh7U69gP__column-1%26p_p_col_count%3D2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente