terça-feira, 14 de maio de 2013

Instituições culturais do Estado de Minas integram a 11ª Semana Nacional de Museus

Nesta edição, o evento traz o tema Museus (memória + criatividade) = mudança social

De 13 a 19 de maio acontece a 11ª edição da Semana Nacional de Museus, que será realizada em todo o Brasil. Com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, o evento conta com um total de 1.252 instituições participantes, com 3.911 atividades distribuídas em 535 municípios de todo o país.

Em Minas Gerais, 168museus e instituições museológicas se inscreveram para participar do evento. Em todo o Estado, ao longo de sete dias, serão realizadas 631atividades em instituições de 90 municípios.

Em Belo Horizonte serão oferecidas 111 atividades, todas gratuitas, distribuídas nos 32 museus e centros culturais inscritos para participar deste evento. A programação completa da 11ª Semana de Museus está disponível no site www.museus.gov.br.

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais (SUMAV), ) preparara uma programação especial para o público, com exibições de filmes, oficinas, palestras, shows e visitas guiadas nos seis museus a ela subordinados – Museu Mineiro (BH); Centro de Arte Popular-Cemig (BH); Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Mariana); Museu Casa Guignard (Ouro Preto); Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) e Museu do Crédito Real (Juiz de Fora).

Programação completa

Semana de Museus – Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, a Semana Nacional de Museus acontece anualmente em comemoração ao ‘Dia Internacional dos Museus’, celebrado no dia 18 de maio. Nesta 11ª edição do evento, o tema escolhido é ‘Museus (memória + criatividade) = Mudança Social’, que pretende promover reflexões sobre o papel dos museus em um mundo de constantes transformações.

Democrática, a Semana Nacional de Museus permite a participação não só de instituições museológicas, mas de outros órgãos culturais, compartilhando seu tema com lugares de memórias como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais e galerias, entre outros.

A 1ª Semana de Museus, em 2003, teve a participação de 57 instituições que realizaram 270 eventos. Desde então, o número de participantes só aumentou, o que demonstra o interesse da área em realizar uma programação comum em todo o país.

Uma pesquisa realizada pelo IBRAM com as instituições participantes da 10ª Semana de Museus, em 2012, mostra a movimentação do setor e o aumento do público durante este período. A pesquisa revelou também o fortalecimento da imagem dos museus e o crescimento da visibilidade das instituições, fortalecendo o envolvimento da comunidade com as ações desenvolvidas e ampliando a integração entre os museus brasileiros.

Segundo a pesquisa, a 10ª Semana de Museus gerou 504 novos empregos durante a sua realização, como a contratação de palestrantes, curadores, monitores, músicos, atores, montadores de exposição e outros prestadores de serviços. Além disso, foram mobilizados 2.333 voluntários. 

Desde a sua criação, em 2003, a Semana Nacional de Museus possibilitou a participação de mais de 4.000 entidades promovendo aproximadamente 12.300 eventos, realizados em 600 municípios espalhados pelo território nacional.

Retirado do site da SECult-MG em 14/05/13 do endereço:

http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/205/1536

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