sexta-feira, 31 de maio de 2013

João Rossi – Através do Tempo

Enviado por Heloisa Castro

favela

O Espaço Cultural Correios recebe a mostra “João Rossi – Através do Tempo”, que apresenta 100 obras do artista e pesquisador em uma retrospectiva de seus trabalhos.

O Espaço Cultural Correios apresenta a exposição “João Rossi – Através do Tempo”, que fica em cartaz de 07 de junho a 20 de julho de 2013 com visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, de 10h ás 14h. A entrada é gratuita.

A mostra traz 100 trabalhos do artista e pesquisador João Rossi, reunindo pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas e objetos pictóricos deste artista excepcional, que desenvolveu obra de qualidade e exerceu profícua ação didática no Brasil e também no Paraguai, onde foi um dos responsáveis pela implantação da modernidade.

As obras presentes na exposição vêm mostrar como continuam sendo contemporâneas através do tempo. A mostra homenageia ainda um professor exemplar que abriu caminho para muitos artistas de relevância nacional como João Suzuki e Tide Hellmeister. O público poderá refletir sobre a técnica e a poética, onde a obra sem a poética não é obra, mas que a técnica contribui intensamente para o desenvolvimento da poética.

Além de prestar serviços postais com qualidade, os Correios também se dedicam à divulgação da arte brasileira, representada nas mais diversas manifestações culturais. E é dentro dessa importante visão que, em 2013, ao completar 350 anos, investem ainda mais nos artistas do Brasil.

O artista

João Rossi, pintor, gravador ceramista, escultor, muralista e professor, nasceu em São Paulo, na rua Augusta, em 1923, e faleceu em sua casa-ateliê na Vila Sônia, em 2000. Depois de viver em Montevidéu, Uruguai (1950), transfere-se para Assunção, onde atua como professor de história da arte, desenho e pintura, contribuindo para a introdução da modernidade no Paraguai. Retorna em 1953 a São Paulo onde continua a dedicar-se ao magistério, paralelamente a sua carreira artística. Em 1954 ingressa como professor na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, da qual torna-se diretor em 1959, permanecendo no cargo até 1972. O prof. Em 1965 participa da 8ª Bienal Internacional de São Paulo. Realiza numerosas exposições individuais no Brasil, Paraguai, Colômbia e Cuba. Em 1971 torna-se professor da Universidade Mackenzie, na qual ensina até 1983. Em 1968, realiza, juntamente com Caciporé Torres, os murais História da Cidade de São Paulo para a fachada do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. No início de sua carreira João Rossi produziu uma obra voltada sobretudo para a realidade social latino-americana. Com o tempo sua obra passou a ter como motivo a cidade, as metrópoles, São Paulo.

SERVIÇO:

Exposição: João Rossi – Através do Tempo

Abertura: 06 de junho para convidados

Visitação: até 20 de julho de 2013

Horário de visitação: Segunda a Sexta, de 10h às 18h e, aos sábados, de 10h às 14h

Local: Espaço Cultural Correios - Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro - Juiz de Fora/MG

Curadoria: Simone Ajzental

Informações e agendamento de visitas mediadas para estudantes de escolas públicas e instituições: (32) 3211-9660 a partir do dia 07/06/13 após 10h .

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada franca

Recomendação etária: Livre

Produção: Arte Próspera

Patrocínio: Correios, Ministério da Cultura e Governo Federal

Assessoria de imprensa: Seven Star MKT

Aline Borba e Heloisa Castro

aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

(21) 3352-1905 // 7901-9515 // 9362-3492

favela_4favela_aindaoleo_sobre cartaooleo_sobre tela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente