quinta-feira, 1 de março de 2012

12 Poses: André Corrêa do Queimando Filme

Retirado do Toy Camera Blog em 01/03/12 do endereço:

http://toycamera.com.br/blog/12-poses-andre-correa-do-queimando-filme/#.T09oxfEgeYs

Da série de entrevistas 12 poses do Toy Camera:

O entrevistado de hoje é bem conhecido pelos analógicos de plantão. André Corrêa é o fundador do blog“Queimando Filme” que com poucos meses de vida já faz sucesso e conquistou leitores fiéis.

Se você ainda não conhece o QF, tá marcando touca. Um blog sobre fotografia analógica, com um texto bom de ler e informações interessantes para qualquer pessoa que gosta de fotografia.

Além do blog e sua paixão por gatos, André ministra workshops de fotografia analógica e aqui no 12 poses vai falar um pouco sobre filmes, toycameras e grãos, muitos grãos.

Nome: André Corrêa

Idade: 38, com carinha de 28

Localidade: São Paulo e adjacências

Faz o quê da Vida? Trabalho como Gerente de Marketing, fotografo, sou casado e tenho duas gatas que servem de ensaio pra quando tiver filhos

1. Que tipo de ToyCameras você usa?

Gosto de variar: Tenho umas 15, e revezo bastante. As mais usadas são Olympus Trip 35, Lubitel TLR, Diana F+, Lomo LC-A, e uma Canon SLR analógica cujo modelo esqueci ;-)

2. Porque você gosta de fotografar com filme?

O ritual. Costumo dizer que fotografar com filme é como fazer (como hobby) comida caseira: você tem que seguir um ritual, escolher os ingredientes, ter paciência, improvisar com cuidado, e mesmo assim não tem certeza do que vai sair da panela…

3. Qual sua memória mais antiga com fotografia analógica?

Meu pai fotografando durante a minha infância. Ele fotografava bastante com uma SLR Minolta, e eu acompanhava. Na adolescência ganhei dele uma Yashika MF-3, minha primeira câmera de fato. Depois peguei a Minolta do meu pai, e depois tantas outras…

4. O que você mais gosta de fotografar?

Com filme, Coisas e lugares. Com digital, gente e gatos.

5. Qual seu tipo de filme favorito?

Assim como com as câmeras, gosto bastante de revezar filmes. Tem dias que acordo com vontade de pb, tem dia que a vontade é de cromo… mas definitivamente gosto de filmes granulados. Raramente fotografo com filmes com ISO menor que 400 e, quando o faço, costumo puxar o filme pra cima pra granular.

6. Tem algum projeto ou trabalho em andamento?

Hoje meu maior projeto fotográfico não é realizado tirando fotos, mas escrevendo. Comecei em novembro a criar o www.queimandofilme.com, como um blog sobre fotografia analógica como hobby, e pra minha surpresa ele alcançou uma quantidade de leitores que nunca havia imaginado que alcançaria. O prazer disso é indescritível. Poder compartilhar com tanta gente o que conheço, e aprender o que eu nem sabia que existia.

7. Quem são seus fotógrafos favoritos?

A turma fundadora da Magnum. Eles são (desculpe a referência nerd) Os X-Men da fotografia. Os caras criaram o primeiro “supergrupo” de fotógrafos do mundo. Três me fascinam a ponto de colecionar biografias: HenriCartier-Bresson, Robert Capa e Doisneau.

8. Onde você busca inspiração?

No meu momento de vida. Novamente fazendo a comparação, é como fazer comida. Penso “o que estou com vontade de fotografar hoje?” como quem pensa “O que estou afim de comer hoje?”. Tem dias que não tenho “fome de foto”, e simplesmente não fotografo. Tem dias que a fome é terrível, e aí haja rolinho de filme ;-)

9. Tem alguma técnica favorita?

Acho que não… mas estética, sim, tenho: grãos. Gosto de imagens granuladas. Imagens sem grãos deixo pra fotografia digital, que também tem espaço na minha vida. Mas o analógico é feito de grãos. Não tê-los participando de minhas fotos acho algo estranho.

10. Se você pudesse escolher um lugar ou alguém para fotografar, qual seria sua escolha?

Pergunta bem difícil, viu? Como não costumo me prender, não tenho um lugar nem uma pessoa preferida.

11. Que importância a fotografia tem na sua vida?

Ela representa tudo que um hobby pode fazer de bom a uma pessoa. Ela me distrai, me ensina, me educa, me acalma, me motiva, me ajuda a mostrar meu mundo aos outros, e ao entender o mundo dos outros. É lúdico, terapêutico, educativo.

12. Um recado para nossos leitores. :-)

Quando tinha uns 18 anos, resolvi fazer Tai-Chi e King Fu. Ao começar as aulas, metódico como sou, pedi aos dois professores referências de livros ou guias que eu pudesse estudar pra entender o que eu estava começando a fazer. Os dois, que sequer se conheciam, me deram o mesmo conselho: “Não leia, não estude, não procure. Apenas faça. As respostas vêm com a prática.”

Esse é o conselho: não busque respostas fora de você. Leia sim, estude sim, mas pra encontrar caminhos, não pra encontrar respostas. O que está fora de você te mostra caminhos, perguntas. As respostas (Qual meu estilo? O que gosto de fotografar?) virão com a sua prática.

Muito obrigado por participar do 12 Poses, André!

Veja mais fotos no Flickr e  informações sobre workshops aqui, aqui e aqui. :D

12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra12-poses-andr-corra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente