sexta-feira, 9 de março de 2012

Vale do Mucuri, por Tau Brasil

Enviado por Tau Brasil.

Música de autoria de Bilora, gravada por Tau Brasil em apresentação no Projeto Zás, Teatro da Assembléia, BH-MG.

Tau Brasil, o cantador

taubrasil-bio

Um artista de grande talento que vem ao longo dos anos  se destacando como um dos melhores compositores dos segmentos alternativos. A música de Tau Brasil nos oferece a imagem e a melodia de uma vida simples, um Brasil ainda puro e verdadeiro não modificado por influências do progresso. A característica peculiar da música de Tau Brasil, é a extrema simplincidade das canções e das histórias, influências de tradições e lendas do norte e nordeste mineiro sobretudo do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, locais de fortes raízes culturais, misturadas com os sons das percussões próprias.

Em sua longa trajetória artística, o cantor e compositor, natural de Fronteira dos Vales/MG,  já foi premiado em 16 festivais de música realizados em diversas cidades brasileiras. Fez apresentações na , Rede Minas e TV Alterosa (Arrumação), EPTV/ Ribeirão Preto (Caminhos da roça), TV Gazeta, Vitória/ES (Jogo Aberto) e SIC/Portugal (Etnias) entre outras. Em 20 anos de carreira, Tau Brasil tem quatro CDs lançados: “Raridade”, “Trem Bom”, “Astronauta Apaixonado” e “Pelas Ruas de Lisboa”. Neto de repentista e dono de uma forte personalidade artística, Tau faz questão de priorizar em suas músicas as raízes do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, mas reconhece e agradece as influências que recebeu de Elomar Figueira, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Rubinho do Vale. No início dos anos 90, morou na cidade de Porto Seguro, no extremo Sul da Bahia, cantando para turistas do mundo inteiro. No auge do forró, ele foi um dos seus maiores intérpretes.

De janeiro de 2004 a setembro de 2005 residiu em Portugal e fez shows em feiras, museus, projetos culturais e casas de espetáculos. De volta ao Brasil, lança seu novo trabalho: “em Pelas Ruas de Lisboa, canto a minha passagem por Portugal e retomo minhas origens musicais. O CD vem recheado de experiências que vivi por lá, dos encontros e parcerias que estabeleci, do resultado positivo do cotidiano de shows que consegui imprimir à carreira. Isso tudo amadureceu o artista e a pessoa, abrindo novas possibilidades estéticas para o trabalho”, revela.

No dia 05 de junho de 2009, na capital mineira,  Tau Brasil, fez a estréia do espetáculo “Clariô – Tau Brasil canta Elomar” , interpretando 12 canções do mítico repertório do compositor baiano Elomar Figueira Mello. A direção musical, os arranjos, os violões e as flautas, ficaram a cargo do mestre André Siqueira. E a direção cênica, por conta do cultuado João das Neves.

Discografia

1. RARIDADE/1995 - Produção independente, com arranjos de Rubem Di Souza e Wagno Simões, reúne composições de Tau Brasil em parceria com Gonzaga Medeiros, Lucinho Cruz e Gildes Bezerra. Xotes, frevos, guarânias, baladas românticas e uma releitura de “Como dois animais”, sucesso de Alceu Valença. Destaque para a participação do violeiro Chico Lobo.

2. TREM BOM, FORRÓ À MINEIRA/1999 - Produzido por Déa Trancoso, com arranjos de César do Acordeon e participações especiais da cantora  Titane e do violeiro Chico Lobo. É uma homenagem a Jackson do Pandeiro, João do Vale, Luiz Gonzaga e Nara Leão, influências do artista.

3. ASTRONAUTA APAIXONADO/2002 - Em seu terceiro trabalho Tau Brasil continua privilegiando o forró, assinando parcerias com Paulinho Pedra Azul e Luiz Figueiredo. A canção-título é de autoria de Josino Medina e Paulinho Amorim. Outros compositores presentes: Bilora, Lucinho Cruz e Aírton Prates, também arranjador do CD. Participação especial do cantor e compositor  Lucinho Cruz.

4. PELAS RUAS DE LISBOA/2007  - O CD traz parcerias com Pedro Moura, Gabriel Moura, Gonzaga Medeiros, Celso Freire, além da releitura de Sodade, gravada por Cesária Évora. É resultado do tempo que o artista morou em Portugal. Das gentes que conheceu à sua impressão do além-mar. Arranjos e direção musical de André Siqueira. Participações especiais de Paulinho Pedra Azul, Wilson Dias e Pereira da Viola.

Além desses discos, Tau Brasil participou ainda de coletâneas lançadas pelas rádios Grande BH, Extra Fm e Tropical FM, de São Paulo. Também participou dos discos “Alma do Povo” e “Cantigas do Vale”  lançados por Rubinho do Vale.

Para maiores informações, clique aqui e acesse o site oficial de Tau Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente