quarta-feira, 28 de março de 2012

Fundação Clóvis Salgado realiza mostra do cineasta Luis Buñuel

Retirado do site da Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais em 28/03/12 do endereço:

http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/252-agenda-cultural/719-fundacao-clovis-salgado-realiza-mostra-do-cineasta-luis-bunuel

A Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Embaixada da França e o Instituto Cervantes em Belo Horizonte, realiza de 23 de março a 22 de abril  a mostra Luis Buñuel, o fantasma da liberdade no Cine Humberto Mauro. A mostra consiste em uma retrospectiva integral dos 33 filmes do cineasta espanhol, sendo a maior parte das exibições em 35mm.

Luis Buñuel é considerado o principal expoente do Surrealismo no cinema: seus trabalhos em parceria com Salvador Dalí, Um CãoAndaluz (1928) e A Idade do Ouro (1930) foram marcos absolutos do movimento. Como o cineasta afirma em Meu Último Suspiro (sua autobiografia) através do surrealismo: "(...) eu entrei em contato com um sistema moral coerente que, até onde eu posso ver, não possui falhas. Era uma moralidade agressiva baseada na rejeição completa de todos os valores existentes.” No entanto, se o surrealismo – com maior ou menor força - continuou sendo importante para a obra do diretor, a vasta cinematografia de Buñuel possui relações, diálogos e influências marcantes de outras correntes artísticas, inclusive do próprio Realismo.

A obra de Luis Buñuel traz consigo uma constante inquietação em relação às doutrinas, as crenças e a moral humana. Ele parece sempre nos chamar atenção para as prisões que as convenções sociais podem gerar. Seus filmes são intrigantes em vários sentidos: desde sua temática como as imagens e sons que o diretor articula para abordá-la. Com isso tornou-se um dos cineastas mais criativos da história do cinema: um gênio libertário e, por consequência, cercado de controvérsias.

Programação - Além da exibição de toda a cinematografia do espanhol, serão apresentadas palestras, debate, o lançamento de um catálogo e um curso sobre a obra do cineasta. A entrada para as sessões, palestras, debate e curso é gratuita.

Serviço: Mostra “Luis Buñuel, o fantasma da liberdade”

Data: De 23 de março a 22 de abril

Local:Cine Humberto Mauro – Palácio Dasartes

Informações: www.palaciodasartes.com.br

Telefone de contato: (31) 3236-7400

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente