terça-feira, 6 de março de 2012

Zeróis

Retirado do site do MinC em 06/3/12 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2012/03/05/zerois/

Museu da República, em Brasília, recebe mostra de trabalhos inéditos de Ziraldo

Ziraldo apresenta obras em novo formato

Com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, será aberta nesta terça-feira (hoje), 6/3, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, a exposição “Zeróis: Ziraldo na Tela Grande”, que traz ao público 44 telas em grandes formatos de autoria do chargista, cartunista e escritor Ziraldo, conhecido do grande público como criador de um dos personagens mais consagrados de nossa literatura infanto-juvenil, o Menino-Maluquinho. A abertura do evento será às 19h.

A mostra conta com apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e é resultado de mais de três anos de trabalho do artista, que transpôs para novo suporte e formato sua famosa série de super-heróis. Segundo o artista, apesar de tratar dos mesmos personagens, grande parte dos quadros foi criada para a pintura, ou seja, não estão meramente reproduzindo os quadrinhos e dialogam com obras de artistas como Picasso, Velázquez, Goya, Dali, Grant Wood, Hopper, Mathieu, Lichtenstein e Warhol, entre outros.

“A coleção de quadros que aqui apresento resulta de mais de cinco décadas de busca. A história em quadrinhos foi o berço onde a pretensão deste trabalho nasceu, e onde mergulhei de cabeça há cinco anos. E aqui está a pintura que me dá a alegria de dizer: – Meu Deus, era isto que eu queria fazer…!”, diz Ziraldo, cuja passagem pela pintura é um namoro antigo.

Para Maria Gessy de Sales, que escreveu o texto de abertura da exposição, “o ridículo existente por trás do mito do poder, da força, da invencibilidade do super-herói, evidenciado através da bem-humorada síntese visual de Ziraldo, permanece como uma leitura possível do momento presente”. Pra ela, o “desmascaramento dos super-heróis transforma-os em personagens frágeis, risíveis, falíveis”

Programa educativo

A exposição contará com uma equipe de profissionais especializados em Artes Visuais, Letras, Filosofia e História, entre outras áreas do saber, a fim de atender o público escolar – em nível fundamental, médio e universitário – e com o público em geral, a partir de percursos previamente elaborados. O objetivo é explorar, de forma pedagógica, as possibilidades da exposição de acordo com a necessidade de cada visitante.

“Zeróis: Ziraldo na Tela Grande” ficará em cartaz até o dia 29 de abril e faz parte da programação oficial da Secretaria de Cultura do GDF, em comemoração aos 52 anos da capital federal.

(Informações e imagens: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente