domingo, 10 de janeiro de 2010

cine sesi em carlos chagas

 

 EVENTOS-2009 087

Ontem dia 08-10-2010, foi projetado o filme Vida Maria e Tampete Vermelho, para um público de quase mil pessoas. Foi muito interessante que o filme Tapete vermelho fez todos nós refletir do que representou o Cine
Filadelfia em Carlos Chagas. O tapete vermelho filme que discute este e outros assuntos pertinentes a uma vida consumista que marginaliza o modo de viver calmo do meio rural. Percebi encantamento e magia na praça ontem também com a projeção do Vida Maria. Este filme parece o reflexo desta vida sem perspectiva presa a um cotidiano que cega e não deixa viver e conhecer o ser humano em sua profundidade. Agradecimentos ao Sesi por este presente de início de ano que o povo de Carlos Chagas ganhou e soube agradecer porque marcou presença.

 

Deodato Gomes Costa
Escola Estadual Dr. João Beraldo

Um comentário:

  1. O Cine Fidélfia, que embalou a infância do povo carlochaguense, acabou se tornando um igreja evangélica assim como outros espaços culturais pelo Brasil afora. O cine filadélfia era a paixão do saudoso Altamiro Avelar que enquanto viveu empenhou toda sua energia para manter aquele cinema funcionando. O finado Altamiro, era um homem de ação, trabalhador e dono de uma grande sensibilidade no campo da sétima arte. O cine Filadélfia foi a lembrança mais viva e mais feliz da minha infância e adolescência, porque foi graças ao cinema que pude suportar tantas amarguras e sofrimento por parte de uma sociedade rural conservadora, oligarquíca e opressora. Como se não bastassem eles perseguiam até aqueles pobres jovens sonhadores que faziam teatro e participavam da comunidade na igreja São Sebastião só porque eles levavam esperança aos excluídos das favelas de Carlos Chagas. Porém, não se iludam com esses fazendeirões do vale do mucuri porque eles nada mudaram, apenas travestiram o simulacro de democratas para continuarem mandado como sempre o fizeram. (Buriti Miguelim)

    ResponderExcluir

Comente