quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

YouTube e a revolução digital

 

Leonardo Brant

http://www.culturaemercado.com.br/

Foto: Angela7Dreams
O livro “Cultura da Convergência”, de Henry Jenkins, mexeu muito com a minha cabeça nos últimos tempos e vem resignificando toda a pesquisa relacionada ao Ctrl-V. Entendo “YouTube e a Revolução Digital”, de Jean Burgess e Joshua Green, como uma espécie de adendo ao livro de Jenkins, porém focado no fenômeno YouTube.

Os pesquisadores, ligados ao Consórcio Cultura da Convergência (C3) do MIT, dissecam o significado e os efeitos do YouTube para as sociedades contemporâneas. A partir de uma análise histórica, os autores apresentam o processo de mudança da relação entre espectador e os meios de comunicação audiovisual, apropriando-se de maneira rápida e definitiva essa nova cultura da convergência.

O livro revela o mundo de negócios por trás da ferramenta, tanto no passado recente quanto em suas possibilidades de futuro. Mostra também uma incerteza, modelos de negócios ainda não consolidados, mas com potencial enorme para o fortalecimento das democracias e a promoção da diversidade cultural. O livro traz ainda a relação do YouTube como os grandes conglomerados de mídia, que aprenderam a respeitá-lo e temê-lo. Alguns o têm como aliado, outros como inimigo.

Como o YouTube ressignificou de maneira definitiva o direito autoral, numa queda de braço que só está começando, entre interese público e privado na circulação do conhecimento. Nesse sentido, o fenômeno reafirma as teses de Lawrence Lessig, de Free Culture (Cultura Livre).

O resultado é um livro gostoso de ler, cheio de descobertas e mistérios não revelados, que vamos descobrindo navegando e produzindo conteúdo para o site de videos online. Um presente da editora Aleph para os leitores brasileiros. E mais um presente do Ricardo Giassetti, que tem me ajudado bastante na introdução do fascinante universo da Cultura da Convergência, pra mim.

A possibilidade de conciliação entre os processos colaborativos, relacionados à conquista de espaços de cidadania cultural, atrelado aos novos patamares e oportunidades de negócio, é fundamental para todos que lidam com o setor cultural.

Indico fortemente a leitura de “Cultura da Convergência” e, depois, “YouTube e a Revolução Digital”.

Saiba mais.

Este texto foi retirado do blog Cultura e Mercado, em 28 de janeiro: http://www.culturaemercado.com.br/ideias/youtube-e-a-revolucao-digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente