Município sem biblioteca pública não recebe mais recursos do MinC Prefeituras que não possuem ao menos um Biblioteca Pública Municipal em funcionamento tiveram suspensos os repasses de recursos do Ministério da Cultura . O ministro Juca Ferreira afirma que a medida pretende estimular “a relação de compromisso com municípios que precisarão manter suas bibliotecas abertas, para terem acesso aos recursos que repassamos”. Para Fabiano dos Santos, diretor de Livro, Leitura e Literatura (DLLL/MinC), um dos grandes desafios da portaria é de expandir “a política para ampliação e modernização das bibliotecas, seja relacionado à ampliação do acervo, programações culturais das bibliotecas ou qualificação dos gestores, para que elas se tornem centros culturais importantes para os municípios.” 1º Fórum Acreano de Livro, Leitura e Literatura Nesta semana, entre os dias 7 e 9 de dezembro, Rio Branco é palco do 1º Fórum Acreano de Livro, Leitura e Literatura. O evento integra a mobilização feita junto a estados e municípios para a implementação de políticas públicas em defesa do livro e do fomento à leitura. O projeto Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios tem por objetivo fomentar Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, mobilizando, capacitando e assessorando prefeituras e secretarias da educação e cultura para o seu desenvolvimento e implantação. Para conferir a programação do fórum acreano, clique aqui. Google Editions Portal Leia mais. Seja mais 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Marina Colassanti 8ª Olimpíada Solidária de Estudo Favoritos William Blake (1757 - 1827) Obras Multimídia Dicas de Leitura Alma, Voltaire Prêmios e Concursos 7º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação. Boletim - boletim@pnll.gov.br
O iPad já está sendo vendido no Brasil, assim como o Samsung Galaxy e o Kindle, o leitor de e-books da Amazon. Já no mercado norte-americano, a novidade é o Google Editions, serviço de venda de livros eletrônicos da empresa que já disponibiliza a plataforma Google Book, onde estão textos digitalizados de diversas bibliotecas de todo o mundo. Segundo nota da Veja online, repercutindo reportagem doWall Street Journal , o Google Editions permitirá a compra de livros em diversas lojas, inclusive em livrarias independentes. O usuário poderá então acrescentá-los a uma biblioteca online atrelada a uma conta Google. “As obras poderão ser acessadas pela maioria dos aparelhos que possuem um navegador de internet, como computadores, smartphones e tablets”.
Informações e depoimentos de autores brasileiros - contemporâneos e clássicos - e suas respectivas obras estarão disponíveis no novo portal que será lançado pelo Ministério da Cultura: Leia mais. Seja mais . O espaço virtual tem como objetivo incentivar a leitura e facilitar o acesso a material multimídia de literatura nacional. O usuário ainda poderá encontrar dicas de projetos bem sucedidos de leitura e informações sobre bibliotecas públicas e comunitárias e pontos de leitura.
Promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a 2ª Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro entregou no dia 29 de novembro prêmios a 20 alunos e 20 educadores em cerimônia com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad. Cada professor e cada estudante vencedor recebeu medalha, um microcomputador e uma impressora; e cada escola a que pertencem, dez microcomputadores, uma impressora e cupons para escolha de livros para a biblioteca do estabelecimento.
O programa Em Pauta do canal Globonews entrevistou a escritora Marina Colassanti, vencedora do Prêmio Jabuti deste ano na categoria poesia. Ela falou sobre seu novo livro Minha Guerra Alheia , autobiografia na qual relata “como as pessoas tentaram viver normalmente durante a Segunda Guerra Mundial”. E também comentou as políticas públicas relacionadas ao livro e a leitura no Brasil, reforçando que os brasileiros estão lendo mais e que se comove com muitos dos projetos de incentivos espalhados pelo país.
Terminou ontem, 5 de dezembro, a 8ª edição da Olimpíada Solidária de Estudo. No Brasil, participaram 33 bibliotecas de 12 cidades, convertidas em bibliotecas solidárias: para cada hora de estudo ou leitura em uma dessas bibliotecas, foi doado 1 Real para um projeto social na área de educação. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura e do PNLL.
“Mesmo um leitor de eleição, que dominava línguas estrangeiras, como André Gide, só se inteira da obra fundamental de Blake, O Casamento do Céu e do Inferno , em 1922, quando escreve em seu Journal a 16 de janeiro: “Como um astrônomo que determina a existência de um astro cujos raios ainda não observou diretamente, eu pressentia Blake, mas não me dava conta ainda de que ele pertencesse à mesma constelação de Nietzsche, Browning e Dostoiévski, talvez a estrela brilhante desse grupo – sem dúvida alguma a mais estranha e a mais remota”. O entusiasmo de Gide foi de tal monta que já em junho daquele ano estava revendo as provas de sua tradução da obra… No Brasil, a chegada de Blake certamente ocorreu bem mais tarde, talvez na década de 40, com algum artigo de Carpeaux, e as primeiras traduções que vão aparecer nos anos ´50.”
Trecho do posfácio de O Casamento do Céu e do Inferno
Entre estas duas loucuras, a primeira que nega o sentimento aos órgãos que o produz, e a segunda que faz alojar um espírito puro no corpo de uma pulga, houve autores que se decidiram por um meio termo, que chamaram instinto. E o que é o instinto? é uma forma substancial, uma forma plástica, é um “não sei quê”. Serei da sua opinião, quando chameis à maioria das coisas “não sei quê”, quando tua filosofia seja tão debilitada que acabe em “não sei nada”.
Leia o livro na íntegra
O Morcego, Augusto dos Anjos
Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.
“Vou mandar levantar outra parede...”
— Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!
Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh’alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!
A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!
Leia aqui mais poesias de Augusto dos Anjos
Prazo de inscrição: 30 de dezembro de 2010
Mais informações
Fale Conosco: portal@pnll.gov.br
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Boletim PNLL nº 235 - 06 a 12/12/2010
Edição nº 235 - 06 a 12/12/2010
Biografia (em inglês)
Poemas de William Blake (em inglês)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente