quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Teia Cultural Minas - Nº 32 - 16 de dezembro de 2010 - Ano VI‏

image001

O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.

A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/.

Cabeçalho: Festa do Rosário do Serro - Minas Gerais

 


PATRIMÔNIO

Mais onze bens são incluídos na lista de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro

 

                O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural Brasileiro, em sua quarta reunião anual, decidiu pelo tombamento de mais onze bens da Cultura brasileira.

                O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC) submeteu à apreciação do Conselho centros históricos, peças do patrimônio naval e celebração religiosa da região Nordeste do Brasil, para ingresso na lista dos bens nacionais sob a proteção do Estado.

                Foram tombados o Conjunto Paisagístico da Cidade Cárceres (MT); a Igreja Positivista do Rio de Janeiro; o Centro Histórico de Natal; o Centro Histórico de Paracatu (MG); foi estendido o tombamento no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Serra da Piedade (MG); Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga além das  embarcações “Luzitânia”, canoa de tolda utilizada na região do baixo rio São Francisco, em Sergipe; “Dinamar”, canoa costeira da baía de São Marcos, no Maranhão; “Sombra de Luz”, saveiro de vela de içar, do Recôncavo Baiano; “Tradição”, canoa pranchão utilizada nos estados do Rio Grande do Sul e  Santa Catarina; e a Festa de Sant’ Ana, da região do Caicó, no Rio Grande do Norte.

                Esta é a primeira vez no país que são tombadas embarcações.  Segundo o diretor do Departamento do Patrimônio Material do Iphan, Dalmo Vieira Filho, esse é o início de um processo que visa preservar e valorizar o patrimônio naval brasileiro.  São embarcações de uso tradicional no Brasil, que vieram de todos os continentes e aqui foram adaptadas às realidades locais.

                A partir de agora, os bens tombados passam a integrar o Patrimônio Cultural do país e ficam protegidos, por lei, contra demolição ou destruição das características que justificaram seu tombamento. A área no entorno também fica sujeita ao controle estatal, com o objetivo de preservar o ambiente e impedir que novos elementos obstruam ou reduzam sua visibilidade.

 

(Patricia Saldanha, Comunicação Social/MinC)


DIVERSIDADE

Observatório da Diversidade Cultural recebe reconhecimento internacional

 

                Um mapeamento feito pela Comissão Alemã da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, e a Fundação Ásia-Europa – ASEF, por meio de um projeto do U40, identificou 39 iniciativas consideradas como experiências bem sucedidas e que contribuem para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais em torno do mundo. No Brasil, apenas quatro ações foram contempladas. Uma dessas é o Observatório da Diversidade Cultural – ODC, que ganhou destaque na publicação “Mapeamento da diversidade cultural: Boas práticas em torno do globo”.

                O documento, que foi lançado na última semana, em Paris, na França, durante reunião da UNESCO, avalia a implementação das medidas propostas pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO ao longo dos seus cinco anos de existência. A ideia, diz o texto de apresentação, é mapear boas práticas baseada na observação de que os estudos de caso cuidadosamente documentados podem não só servir de inspiração para a criação de redes e colaboração, mas também ajudar o planejamento e decisões políticas.

                Além do ODC, também foram eleitos o website Overmundo, o projeto Vídeo nas Aldeias, o programa Cultura Viva e os seminários itinerantes realizados pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – MinC, por todas as regiões do Brasil, iniciativa que contou com a parceria do ODC.

A versão online da publicação “Mapeamento da diversidade cultural: Boas práticas em torno do globo”, pode ser encontrada no link:

http://culture360.org/wp-content/blogs.dir/1/files/Mapping-Cultural-Diversity-DUK-ASEF-Nov-2010.pdf

Mais informações no site do ODC: www.observatoriodadiversidade.org.br ou no portal Culture 360: http://culture360.org.

 


IBRAM

Ibram inicia 3ª Teia da Memória

 

                O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) iniciou ontem (15), no Rio, a 3ª Teia da Memória. O encontro está sendo realizado no Museu da Maré e vai se estender até sexta-feira (17).

                A Teia da Memória é uma rede de troca de experiências entre os Pontos de Memória, projeto do Ministério da Cultura em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.

                O encontro reune representantes de todo o país e está aberto ao público. O evento marca também o trabalho desenvolvido pelo Ibram com as comunidades. Desde o segundo semestre de 2009, o instituto atua como parceiro para que os pontos de memória se organizem a partir da autogestão solidária e participativa.

Pontos de Memória

                Pautado na gestão participativa e no protagonismo comunitário, os pontos apoiam o empoderamento social daqueles grupos que ainda não tiveram a oportunidade de contar suas histórias e memórias através dos museus, incentivando a apropriação destes equipamentos pelas comunidades, de forma que se sintam representadas e valorizem a identidade local. É resultado de parceria do Ibram com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e com a Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI.

               O Programa vem apoiando ações de memória nas cidades de Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA, São Paulo – SP.

 


MUSEUS

Museus em Números

 

                Resultado de um trabalho de quatro anos, que envolveu mais de 30 profissionais, o levantamento é o primeiro realizado no país, em caráter aprofundado, sobre a quantidade e a qualidade dos museus brasileiros. Das 3.025 instituições mapeadas, 1.500 responderam à PESQUISA iniciada em 2006 pelo Ibram, por intermédio do Cadastro Nacional de Museus.

                Os números trazem informações que revelam a importância dos museus na vida cultural do país. O Brasil tem mais museus que salas de cinema (2.098) e teatros (1.229), conforme dados divulgado este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vinte e um por cento dos municípios brasileiros - 1.172 de um total de 5.564 - têm pelo menos um museu.

                Apesar do número expressivo, a maioria dos museus ainda está concentrada nas capitais e nas regiões Sudeste e Sul. As três metrópoles mais populosas também abrigam os maiores acervos: São Paulo, com 132 museus, Rio de Janeiro, com 124, e Salvador, com 71. Palmas, no Tocantins, com apenas três, é a capital com menor número de museus.

                O estado de São Paulo, com 517 instituições, é a unidade da federação com maior quantidade de museus, ficando em segundo lugar o Rio Grande do Sul, com 397, e em terceiro, Minas Gerais, com 319 museus. Os gaúchos, no entanto, têm a melhor relação entre o número de museus e a população, com uma instituição para cada 26.657 habitantes. A pior é a do Maranhão, onde para cada 266.042 habitantes há apenas um museu.

                Na distribuição regional, o Sudeste (1.151) e o Sul (878) detêm o maior número de museus. No Nordeste, existem 632, no Centro-Oeste, 218 e, no Norte, 146. Em nível regional, o Nordeste registra o maior número de habitantes por museu: 100.160.

                Quanto aos acervos, o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, é o conta com a maior quantidade de bens culturais preservados: 15 milhões de peças.

                Segundo o estudo do Ibram, 67,5% dos museus brasileiros são dedicados à história, 53,4%, às artes visuais, e 48,2% à imagem e som.

                Pelas projeções do cadastro do Ibram, em 2009, os museus brasileiros foram visitados por cerca de 82 milhões de pessoas. A maioria das instituições (67,2%) é pública, e 79,7% delas não cobram ingresso, quer sejam públicas ou privadas. De acordo com o estudo, os museus brasileiros empregam atualmente 26.762 pessoas.

                A expectativa do Ibram é que o resultado desse verdadeiro "censo museológico" sirva de referência para o planejamento de politicas públicas para o setor. O Ibram também pretende tornar o trabalho periódico, com edições trienais.

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil

Edição: Nádia Franco

 


AUDIOVISUAL

5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

 

                Em 2010, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa cinco anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana.

                Inicialmente exibida em quatro cidades, a Mostra veio crescendo a cada ano. Esta quinta edição estará presente em 20 capitais brasileiras, percorrendo as cinco regiões do Brasil, com sessões gratuitas e acessíveis às pessoas com deficiência. No ano passado, registrou um público superior a 20 mil pessoas, em 16 cidades. A estimativa para este ano é que este número seja duplicado, pelo aumento no número de cidades participantes e pelo reconhecimento que o evento já conquistou.

                A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, é um convite ao olhar e à sensibilidade cinematográficos, que traduzem temas atuais de Direitos Humanos e despertam a reflexão e a construção de identidades na diversidade.

Confira a programação.

 


PROGRAMA  MAIS CULTURA

                O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve reunido na tarde de terça-feira (14), em Brasília, com representantes do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, para a assinatura de um protocolo de intenções que formaliza a implantação de ações do Programa Mais Cultura junto às populações tradicionais, que vivem em áreas prioritárias para a preservação da Mata Atlântica.

                A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) é um programa com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que identificou 564 áreas em todo o mundo, com potencial para o desenvolvimento de ações de proteção à biodiversidade e de preservação da Cultura local, com vocação para a exploração sustentável de seus recursos naturais.

                No Brasil, a RBMA tem territórios em todos os estados litorâneos e também nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, numa extensão total de 78 milhões de hectares.

 

Saiba mais

 

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)

 


PROGRAMAÇÃO CULTURAL


MÚSICA

Babaya Escola de Canto apresenta "Samba, Amor e Malandragem"

               

                O projeto “Construindo um Show” é idealizado e coordenado por Babaya para que os alunos/cantores mais experientes e tecnicamente avançados vivenciem a construção de um show musical, roteirizado por um diretor cênico, passando por todas as etapas do processo de produção.   Vários diretores teatrais e inúmeros cantores, hoje profissionais, alguns com grandes projeções no cenário artístico, passaram pelas vivências musicais proporcionadas pelo projeto, que neste ano comemora a sua 10ª edição.  Outros profissionais da arte, como músicos, arranjadores, iluminadores, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, assessoria de imprensa, professores de canto, teatro, casas de espetáculos e compositores, passaram pelo projeto, que foi sempre norteado pelo intuito de resgatar e perpetuar a música popular brasileira, através de pesquisa histórica e musical dos temas escolhidos. Neste ano, para festejarmos os 10 anos de sucesso do “Construindo um Show”, o SAMBA foi o tema eleito a ser reverenciado pelos cantores, por ser ele o principal representante da musicalidade brasileira.  A pesquisa desenvolvida em torno do imaginário da “MALANDRAGEM” traz de forma divertida grandes sambistas que marcaram a história do samba, tais como: Noel Rosa, Zé Kéti, Bezerra da Silva, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Chico Buarque, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e outros.

                Será nos dias 17 e 18 de dezembro, sexta e sábado, 21h e 19 de dezembro, domingo, 20h, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto – BH – MG – (31) 3481 5580) a estréia do musical “Samba, amor e malandragem”.

Informações adicionais e ingressos antecipados:  Babaya Escola de Canto – (31) 3344 7396.

 

Estação Primavera se despede com dois shows em Juiz de Fora

 

                Nesta sexta-feira, 17, as bandas Darandinos e Híbrida sobem ao palco na Praça da Estação para fechar a programação 2011 do Circuito Música da Cidade – Estação Primavera. Diferente das  edições anteriores, quando as apresentações tiveram início às 19h, o show de encerramento do projeto está agendado para 18h.

                Com mais de quatro anos de estrada, o Darandinos surgiu com a proposta de trazer à MPB uma roupagem rústica, valorizando a força das tradições populares brasileiras, principalmente a mineira.          Na apresentação desta sexta-feira, o grupo divide o palco com o Coletivo Kinóia, que fará projeções de vídeos editados a partir de recortes variados de cinema e fotografia, sempre dialogando com a temática e o ritmo da música entoada pelos músicos. Logo após, o Circuito recebe a banda Híbrida, que desenvolve forte trabalho autoral.

Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044 / 3690-7045

 

Sociedade de Concertos Sinfônicos: 80 anos de música em São João del-Rei

 

                                O projeto Sociedade de Concertos Sinfônicos: 80 anos de música em São João del-Rei consiste na realização de um concerto comemorativo, bem como a produção de 300 DVDs com o registro ao  vivo do concerto e documentário sobre a entidade. Os DVDs serão distribuídos gratuitamente aos músicos, conservatórios de música de MG, entidades musicais e escolas públicas da cidade e, também, serão vendidos a preços promocionais com verba revertida para a Sinfônica.

                Desta forma, este projeto pretende proporcionar a difusão e reconhecimento da importância histórico-musical desta entidade musical e preservar sua memória. Além disso, pretende também proporcionar o aperfeiçoamento técnico-musical dos seus integrantes e estudantes de música da cidade e região, através das masterclasses que serão ministradas gratuitamente pelos músicos profissionais contratados pelo projeto.

                O concerto acontece no próximo dia 22 de dezembro, as 20h no Teatro Municipal (Av. Hermílio Alves, 170 São João Del Rei - MG, 32 3371-3704). A entrada é franca.

 

Música nas Escolas no Natal Solidário do Bairro das Indústrias

 

                Os jovens integrantes do Projeto Música nas Escolas fecharão o ano de 2010 com chave de ouro. Após um ano intenso de apresentações gratuitas em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, no dia 19 de dezembro a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro e a Orquestra Infanto-Juvenil da Escola Estadual Padre João Botelho terão o prazer de tocar para o público do NATAL SOLIDÁRIO.

                Às 13 horas, os jovens das orquestras irão apresentar várias composições famosas, inclusive obras natalinas. Para terminar, bandas musicais de diferentes estilos se apresentarão até as 22 horas, quando terminará o evento.

Horário: 9h às 22 h

Local: Av. Presidente Costa e Silva, próximo ao número 668, onde será fechado um quarteirão, no Bairro das Indústrias

 

Mais informações:

Ana Carolina Novaes (31) 8798-4647

Mônica Rosa (31) 8812-3088

 


AUDIOVISUAL

Distribuição gratuita do documentário "Ferrovia Oeste de Minas: Memória e História"

 

                O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, ao longo de 2010, desenvolveu o projeto "Ferrovia Oeste de Minas: Memória e História". Deste projeto, foi lançado um documentário com o mesmo nome versando sobre a cultura ferroviária em São João del-Rei. Aqueles que se interessarem em receber uma cópia do documentário, totalmente gratuito (não é necessário pagar o envio), basta preencher o formulário no link: http://www.ihgsaojoaodelrei.org.br/?Pagina=contato informando nome e e-mail e no campo "MENSAGEM" basta escrever: Quero receber uma cópia do documentário "Ferrovia Oeste de Minas: Memória e História" e colocar endereço completo.

 


TEATRO

Projeto Mambembe Moderno apresenta Mostra-Resultado da Oficina em Betim e Ibirité

 

                Os bonecos construídos durante a oficina itinerante do Projeto Mambembe Moderno, que acontece em Ibirité, serão apresentados para o público em duas mostras, em Ibirité e em Betim. As apresentações serão gratuitas: em Ibirité no dia 18 de dezembro, sábado, às 18h, na Biblioteca Comunitária da Fundação Helena Antipoff (Avenida São Paulo, 3996, Vila Rosário); e em Betim, no dia 19 de dezembro, domingo, às 18h, no “Tiatru” Dell Art – Cia Alma Dell” Art (Rua Santos Dumont, 103, Horto)

                Acesse o blog http://mambembemoderno.blogspot.com e fique por dentro do que já aconteceu nas oficinas itinerantes que já foram ministradas em Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Ibirité.

Mais informações:  (31) 3521-9527 / (31) 3533-4579 / (31) 3511 – 0873 ou http://mambembemoderno.blogspot.com. Entrada franca

 

 

Inscrições abertas para os cursos oferecidos pela Escola de Teatro PUC Minas

 

                A Escola oferece cursos de teatro para adultos, adolescentes e crianças nas modalidades Cursos Profissionalizantes: Processo Profissionalizante e Curso Especial de Montagem; e Cursos de Curta Duração: Teatro para Educadores, Iniciação Teatral para adultos, adolescentes e crianças, Teatro para a Terceira Idade, Dramaturgia a Maquiagem Cênica

                A Escola de Teatro fica na Av. Brasil, 2023 – 3º andar – Praça da Liberdade. Mais informações pelo telefone (31) 3269-3260 ou pelo site www.pucminas.br/cultura.

Inscrições abertas até 19 de dezembro de 2010 e de 3 de janeiro a 7 de fevereiro de 2011

 

Enquanto Tecemos estreia em Mariana

 

                A Companhia Suspensa estréia o espetáculo "Enquanto tecemos", dia 16 de dezembro (quinta-feira), às 20h, com entrada franca, no Teatro SESI-Mariana.

                O trabalho, que foi desenvolvido em parceria com o ator e diretor Sérgio Penna e a artista plástica Júlia Panades, é inspirado na Odisséia de Homero,  fala da espera e da solidão causada pelos desencontros e encontros entre duas pessoas. Durante o espetáculo a artista Julia Panadés  desenha e faz projeções ao vivo

Teatro SESI-Mariana

Rua Frei Durão, 22 – Centro / Mariana

Informações: 31 3557 1041

 


DANÇA

PIPIRIPAU - O Presépio de Todos Nós

 

                Os alunos da Escola de Dança do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - CEFAR - se apresentam em um espetáculo cênico-musical que chega a sua 5º edição: o PIPIRIPAU - O Presépio de Todos Nós.

                Este ano, a produção conta com convidados especiais como o Ballet Jovem Palácio das Artes, e os músicos Cristiano Bacelar, Beto Sorolli e José Vilaça. Realizado em 2000, 2004, 2006 e 2009, em 2010 a apresentação carrega um significado especial, comemora os 40 anos da Fundação Clóvis Salgado, além do período natalino.

                O espetáculo homenageia Raimundo Machado Azevedo, criador do Presépio do Pipiripau, referência da cultura popular mineira. Raimundo aos 12 anos de idade (1906) iniciou a confecção de “bonecos” que foram crescendo, em número e originalidade, através do tempo.  Em 1922 estava montado o Presépio que hoje se encontra no Museu de História Natural da UFMG e que, em 1984, foi tombado pelo patrimônio histórico. O Pipiripau conta com 45 cenas e 586 peças.

 

Data: 19 a 22 de dezembro

Horário: domingo às 19h; segunda a quarta – feira às 20h

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena 1.537, Centro, Belo Horizonte - MG)

Informações: (31) 32367400

 


LANÇAMENTO

Antologia de Ouro Museu Nacional da Poesia

 

                Acontece no próximo dia 19 de dezembro, a partir das 10 horas, no Parque Municipal Américo Renê Giannetti – Praça dos Fundadores, o lançamento da Antologia de Ouro do Museu Nacional da Poesia, organizada por

Regina Mello pela editora Anome Livros.

                O livro reúne 60 poetas de destaque da literatura nacional e do estrangeiro, incluindo seis portugueses, um angolano e norte-americano que reside no Brasil. Estes aceitaram o convite da artista visual, e curadora do MUNAP, Regina Mello para fazer uma obra  que marcasse de forma grandiosa e permanente os cinco anos de atividades do museu.

                                O lançamento da antologia acontece onde tradicionalmente, todo terceiro domingo do mês, ocorre o “Sementes de Poesia”, um projeto do MUNAP sob a supervisão de Regina Mello em parceria com a Anome Livros e  a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte, um sarau aberto e gratuito ao público interessado. A Antologia de Ouro depois de estrear em Belo Horizonte, o próximo compromisso será Portugal, em meados de 2011.

Mais informações: Regina Mello (31) 8838-7367 ou Monica Andrade (31) 3277-1428, http://museunacionaldapoesia.blogspot.com

 

Livro que será lançado pelo Projeto Manuelzão visa fortalecer ações para revitalização de rios

 

                Na próxima segunda-feira, dia 20, o Projeto Manuelzão lançará o livro Revitalização de Rios no mundo - América, Europa e Ásia. A publicação reúne o conteúdo apresentado nos 1º e 2º Seminários Internacionais de Revitalização de Rios, realizados em Belo Horizonte, em 2008 e 2010. Os eventos foram organizados pelo Projeto Manuelzão em parceria com instituições do setor público e privado. Seu objetivo foi promover a troca de ideias sobre projetos de revitalização de rios desenvolvidos em vários locais do mundo. Durante os seminários, foram debatidos diferentes modelos e conceitos para gestão das águas nas bacias hidrográficas.

                O lançamento será realizado às 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, na Av. Alfredo Balena, 190, Bairro Santa Efigênia. O livro será distribuído para Universidades, ONGs que trabalhem com essa temática, Comitês de Bacias Hidrográficas, setores públicos e demais grupos que se envolvam com a causa. Instituições interessadas em adquirir a obra, podem entrar em contato com o Projeto pelo telefone (31) 3409-9818.

 


Conexão Periférica encerra 2010 em festa

 

                Hip hop, grafite, dança de rua, audiovisual independente, teatro e poesia. Essas são algumas das manifestações da arte nas periferias que poderão ser conferidas no evento de encerramento do projeto Gera Ação Periférica no ano de 2010, a ser realizado no dia 18 de dezembro, sábado, às 14 horas, no Aglomerado da Serra.

                O evento encerra os trabalhos no ano de 2010 da parceria do programa Conexão Periférica, da Rádio UFMG Educativa, e do Coletivo Gera Ação, composto por jovens do Aglomerado Serra. A festa também vem reunir pessoas envolvidas em movimentos com diferentes temáticas do universo das periferias. Haverá a participação dos grupos Codinome Favela, Parceria Firme e A Corte – da cena do hip hop de Belo Horizonte; intervenção cênica do Grupo Trama de Teatro; e uma roda de B-Boys e B-Girls do Aglomerado. Na oportunidade, será exibido um documentário produzido de forma coletiva que registra o processo de produção do programa Conexão Periférica pelos jovens do Coletivo Gera Ação. Durante todo o evento, haverá intervenções poéticas e cênicas comandadas pelos integrantes do Coletivoz.

                Além de marcar o término das atividades no ano de 2010, a festa deste sábado vem também lançar a proposta de uma nova rede. A Rede de Comunicação Periférica que pretende reunir grupos, coletivos e ONGs que atuam nas periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana na construção desse itinerário formativo.

 

Programação

14h – Abertura: “O Pastelão” – Grupo Trama de Teatro

15h15 – Apresentação: Grupos “Codinome Favela” e “Parceria Firme”

16h – Apresentação: Banda Plugados Apoena (Jovens do Aglomerado Serra)

16h45 – Intervenção: Roda de B-Boys e B-Girls

17h15 – Exibição de vídeo

17h40 – Apresentação: Grupo “A Corte”

 

Local: Espaço BH Cidadania Vila Fátima - Rua Dona Benta 184, Vila Fátima, bairro Serra (antigo CRAS Vila Fátima)

Como Chegar:

9204 Santa Efigênia – descer na Avenida do Cardoso, continuação da Mem de Sá

4107 Serra – Descer no ponto final. Seguir pela Avenida do Cardoso sentido Santa Efigênia

 

Informações: 9167-5181 (Bruno Vieira)

www.conexaoperiferica.wordpress.com

 

Inhotim realiza III Mostra Cultural

 

                O Instituto Inhotim promove, de 26 de novembro a 23 de dezembro, a terceira edição da Mostra Cultural, evento que reúne diversas manifestações artísticas presentes no município de Brumadinho como música, teatro, dança e Congado. Um dos objetivos da Mostra é apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelo programa Brumadinho Musical durante todo o ano de 2010, realizado pela diretoria de Inclusão e Cidadania com as bandas e os corais da cidade.

                Durante 27 dias, Inhotim, Brumadinho e região irão receber apresentações das Bandas São Sebastião, Santa Efigênia, Nossa Senhora da Conceição e de Suzana, além dos Corais Inhotim Encanto infantil, juvenil, adulto e de funcionários do Instituto. Também estão na programação do evento exibições da Guarda de Congado de Sapé e Marinhos, a tradicional dança do Grupo Sorriso Negro de Sapé, dança da Peneira de Marinhos e também dança de salão da 3ª idade do Lar dos Idosos. Para encerrar a programação, o grupo de teatro Inhotim irá apresentar a peça "A Passagem - Morte e Renascimento", no dia 23 de dezembro, às 15h30, no espaço Tamboril, no Instituto.

Confira a programação completa do evento.

 

Programação de Natal em Andrequicé

 

Exposição do Presépio - até dia 06 de janeiro de 2011, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Ao lado da Creche Cantinho da Criança.

Novena de Natal - até dia 23 de dezembro, sempre as 19h nas casas identificadas com presépios.

Folia de Reis de Andrequicé - dia 18 de dezembro, as 19h na Comunidade.

Entrega da folia e premiação do concurso Minha Casa no Natal - dia 19 de dezembro, 12h na Barraquinha.

Pastorinhas Mirins da Creche Cantinho da Criança - de 20 a 25 de dezembro, às 19h nas casas com presépios e dia 25 de dezembro na escadaria da Pensão da Dona Olga.

Alem disso, nos dias 17 e 19 de dezembro, varias atrações acontecem na Praça João XXIII.

 

Agenda Cultural de dezembro em Uberaba

 

                Dentre as várias opções, vale a pena conferir a Mostra de Presépios no Museu de Arte Sacra. Uma das curiosidades da Mostra é o presépio em miniatura vindo da Colômbia. Com apenas 1,5 cm, a miniatura conta com as figuras mais representativas de um presépio. O Museu abre de segunda a sexta, das 12h às 18h e aos sábados e domingos das 8 às 12h. Outro projeto que tem encantado os uberabenses é o projeto "Natal no Parque", que conta com feira de artesanatos, gastronomia e muita música boa. Acontece ainda, no próximo sábado, dia 18, o Encontro de Catira no TEU – Teatro Experimental de Uberaba. Confira a programação completa.

 

Fundação Cultural e Coletivo Megalozebu promovem IV Festival Novas Tendências

 

                De 15 à 19 de Dezembro será realizado em Uberaba o IV Encontro Novas Tendências - Festival de Artes Integradas. O Festival é organizado pelo coletivo Megalozebu, integrante da rede nacional Circuito Fora do Eixo em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, oferecerá apresentações de várias formas de arte na Praça Pôr-do-sol e em casas noturnas.

                Estão abertas as Inscrições gratuitas para as oficinas e debates, que serão ministrados na UFTM, no Centro de Cultura José Maria Barra, Escola de Música de Uberaba, e Livraria Alternativa Cultural. Os temas variam de hip hop, artes circenses, literatura, mídias livres e produção de zines. O número de vagas é limitado e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site http://festivalnovastendencias.blogspot.com/.

Confira a programação.

 


RESULTADOS DE EDITAIS

Cine Ambiente - Conheça os projetos deferidos e indeferidos

 

                O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, publicou no dia 13 de dezembro, no Diário Oficial da União, a lista dos projetos deferidos e indeferidos no Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Micrometragem, do Gênero Animação, com a temática “Consumo Sustentável e Biodiversidade” – Cine Ambiente

                O edital – que vai apoiar a produção de dez obras cinematográficas, com orçamento individual no valor de até R$ 20 mil cada, com duração de um minuto – é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, e o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.

                Veja a lista publicada no DOU nos links I, II e III.

 

(Assessoria de Comunicação SAv/MinC)

 

Prêmio Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez - Relação dos premiados foi divulgada no Diário Oficial

 

                Foi publicada no Diário Oficial do dia 13 de dezembro, a relação das iniciativas escolhidas no Prêmio Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez, promovido pela Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), o Instituto Empreender e a Ação Educativa.

                Ao todo, foram 135 premiados em cinco categorias de todos os estados do País. Cada um receberá R$ 13 mil, em um total de R$ 1.755.000,00 de recursos do MinC. Desse universo, um foi para Miriam Bezerra, viúva de Preto Ghóez, homenageado nesta edição do prêmio.

                O Prêmio Cultura Hip Hop 2010  – Edição Preto Ghóez é a primeira ação de fomento e reconhecimento nacional realizado pelo Governo Federal, resultante de dois anos de diálogo com o movimento hip hop. Foram realizadas em torno de 150 oficinas de capacitação para inscrição em todo o território nacional, o que resultou em  1.100 propostas inscritas, 900 delas habilitadas, de todos os estados do país.

Saiba mais.

 

(Comunicação Social/ MinC)

 

Prêmio Literatura de Cordel 2010 - Resultado do edital foi divulgado no Diário Oficial

 

                O Ministério da Cultura publicou nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 18 a 21) a portaria com os projetos classificados no Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré (para acessar a lista, clique aqui).

                Serão premiadas 200 iniciativas de criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins, no valor de R$ 3 milhões. Os projetos não selecionados têm prazo de cinco dias úteis para interpor recurso. Ao todo, o MinC recebeu 688 inscrições.

 

Saiba mais.

 

(Comunicação Social/ MinC)

 

Divulgada a relação dos artistas aprovados no Edital de Artes Visuais 2011.

 

Artistas aprovados para ocupação das Galerias de Arte Paulo Campos Guimarães e Passarela Cultural da Superintendência de Biblioteca Pública – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

 

Adão Rodrigues Moreira; Adriana Torga Bellardini; Afonso Maria Fonseca de Oliveira; Amir Brito Cadôr; Cícero Assis Miranda; Estevão Machado Gontijo; Gabriela de Mello Santos Brasileiro; Jean Paulo; Oliveira Lopes; Lais Almeida Sobral Mene; Lamounier Lucas Pereira Júnior; Luciana Diniz Silva; Mário Alex Rosa; Nilcéa Moraleida Bernardes; Pamela Pimentel dos Reis; Rosangela de Souza Menezes; Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Prefeitura Municipal de Guarani; Via Social Projetos Culturais e Sociais; Wagner Bottaro.

 


NOVOS EDITAIS               

Estão abertas as inscrições para o II Concurso Jovens Solistas

 

A Fundação Clóvis Salgado abre o II Concurso Jovens Solistas, que irá selecionar instrumentistas para atuar junto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em concerto a ser realizado no dia 15 de fevereiro, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá. As modalidades ofertadas compreendem as áreas de cordas, madeiras, metais, piano, violão, harpa e percussão.

Os interessados em participar do concurso devem se inscrever de 01 a 22 de dezembro e de 02 de janeiro a 02 de fevereiro. Devem ser brasileiros natos ou naturalizados e ter até 25 anos. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de fevereiro e o resultado sai no dia 07 de fevereiro após as 14h.

Clique e confira o edital completo (92,1 Kb).pdf.

Clique e baixe a ficha de inscrição (63,7 Kb).pdf.

 

Lançado Edital 2010 do Fundo Estadual de Cultura

 

O edital 2010 do Fundo Estadual de Cultura (FEC) já está com as inscrições abertas. O prazo para apresentação de projetos pela modalidade “Liberação de Recursos Não Reembolsáveis” vai até 08 de fevereiro de 2011. Já para o “Financiamento Reembolsável”, as inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo edital, em 2011. A quinta edição deste mecanismo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais apresenta algumas mudanças que visam aprimorar suas ações, como alterações expressivas em seus instrumentos legais. Assim, a entidade que não tiver no Estatuto, Contrato Social ou Contrato Consolidado o caráter prioritariamente cultural poderá apresentar projetos, desde que os objetivos e as ações propostas sejam estritamente artístico-culturais.

Durante o período de inscrições, os projetos poderão ser enviados pelos Correios ou entregues pessoalmente na Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Cidade Administrativa de Minas Gerais, Prédio Gerais, 5º andar, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte – CEP 31630-901). Horário de 10:00 às 16:00 horas.

 

O edital está disponível no www.cultura.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone (31)3915-2719.

 


EDITAIS EM ANDAMENTO

 

EDITAL PROCULTURA PARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE LIVRARIAS

Esse edital foca a seleção de projetos de iniciativas culturais de livrarias de pequeno e médio porte que busquem desenvolver programações culturais voltadas à promoção do livro, leitura e literatura. O objetivo é fortalecer as livrarias e fomentar a sua atuação como mediadoras e promotoras do livro e da leitura através de seminários, colóquios, saraus literários,encontro com autores, rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de produção textual, entre outras dessa natureza.

Confira aqui o edital. 

 

PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO 2010

Esse edital a premiará 197 (cento e noventa e sete) iniciativas de Circo, Dança e Teatro, por meio da destinação de recursos que viabilizem atividades das três áreas citadas, em âmbito nacional. O prêmio contemplará três categorias.

Categoria A – Produção Artística – Estímulo a iniciativas de produção artística nas áreas de circo dança e teatro, que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de platéia.

Categoria B – Programação de Espaços Cênicos – Estimular instituições que administram espaços cênicos, em atividade ou que necessitem de revitalização, ou de espaço públicos abertos que se caracterizam como sedes públicas, no intuito de estimular e reconhecer atividades focadas na programação artística.

Categoria C – Substituição de Lona Circense e/ou Acessórios – Estímulo a ações culturais circenses que, embora sem condições estruturais ideais, estejam mantendo suas atividades. O prêmio é destinado a circos de lona, itinerantes ou fixos, escolas de circo ou projetos que utilizem linguagem circense como instrumento pedagógico para transformação social e construção da cidadania.

Confira a aqui o edital.

 

EDITAL PROCULTURA DE ESTÍMULO ÀS ARTES VISUAIS 2010

O edital visa a premiação de iniciativas na área de artes visuais, em 4 (quatro) categorias, em todo o território nacional.

O resultado esperado com esta ação pública é o reconhecimento e o estímulo às iniciativas que contribuem, de forma exemplar, para a promoção da organização sistêmica do campo das artes visuais e a valorização das linguagens artísticas visuais nacionais, por meio de sua pesquisa, informação, formação, produção e circulação.

Confira aqui o edital.

 

EDITAL PROCULTURA DE APOIO À BANDA DE MÚSICA

Esse edital tem como objetivo premiar conjuntos musicais denominados “Banda de Música”, “Banda Sinfônica”, “Banda de Concerto”, “Banda Musical”, “Banda Filarmônica” ou “Sociedade Musical”, em âmbito nacional, com a finalidade de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, visando a sua sustentabilidade, propiciando a aquisição de instrumentos de sopro e de percussão.

Confira aqui o edital. 

 

Prêmio ProCultura Palcos Musicais Permanentes

O edital do Prêmio ProCultura Palcos Musicais Permanentes prevê investimentos de R$ 1,5 milhão em espaços privados com capacidade para até 600 pessoas e programação artística, em todo o território nacional. Serão selecionados 15 projetos. Cada um vai receber R$ 100 mil.

As inscrições devem ser feitas pelo Salic Web, até 11/12/2010 (acesse o sistema clicando aqui)

Leia o edital

 

Prêmio ProCultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música 2010

O Ministério da Cultura lançou o edital referente ao Prêmio ProCultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música 2010. Serão selecionados 60 projetos, com a finalidade de promover a realização de espetáculos de música popular e/ou erudita, em todo o país. O investimento total é de R% 5,8 milhões, sendo R$ 5,6 milhões para as premiações e R$ 200 mil para os custos operacionais. Os prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 200 mil.

As inscrições devem ser feitas pelo Salic Web, até 11/12/2010 (acesse o sistema clicando aqui)

Leia o edital

 

Fundação Cultural Palmares lança I Edital ProCultura - Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra

O projeto, lançado nesta sexta-feira (12) pelo presidente da FCP/MinC, Zulu Araújo, durante a abertura da Semana da Consciência Negra na Universidade Federal de Roraima, é voltado para pessoas jurídicas, organizações sem fins lucrativos e instituições ligada à educação.

O diferencial do edital é a sua proposta pedagógica, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja contextualizada. Cerca de R$ 6 milhões serão disponibilizados aos dez projetos selecionados para a implantação dos Núcleos de Formação Cultural da Juventude Negra - NUFOC. Duas instituições serão selecionadas em cada uma das cinco regiões brasileiras.

Saiba como se inscrever

 

Edital de Estímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais - Inscrição até  22 de fevereiro de 2011.

O edital visa fomentar a implementação ou modernização operacional de entidades de gestão coletiva de direitos autorais. Essa ação visa promover redução dos custos operacionais, aumento na arrecadação relativa a direitos autorais e distribuição mais justa e eficaz com um significativo impacto na economia da cultura, em vários segmentos culturais.

Saiba como se inscrever.

 

Programa Cultura Viva - Edital de seleção para Cursos Regulares da Escola de Cinema Darcy Ribeiro 2010/2011

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), por meio do Convênio nº 724542 “Capacitação Audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro”, aprovado no âmbito do Fundo Nacional de Cultura (FNC), em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) e com a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MINC), abre inscrições para a seleção de integrantes da Ação Pontos de Cultura/Programa Cultura Viva de todas as regiões do país.

Os selecionados irão preencher 27 vagas nos Módulos dos Cursos Regulares, com bolsa de estudo integral e ajuda de custo mensal no valor de R$700,00 (setecentos reais), no período do semestre letivo.

Neste edital, são estabelecidas normas relativas ao Processo de Seleção para os Cursos Regulares de Roteiro Cinematográfico, Direção Cinematográfica e Montagem e Edição de Imagem e Som para turmas de 2010 e 2011.

Saiba mais, aqui.

(Comunicação Social/MinC)

 

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS - Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

A Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais torna pública a abertura do processo de seleção de propostas de exposição de artes visuais para o ano de 2011.

Confira aqui o edital

 

Festival de Cinema Infantil da China

O Comitê Organizador do Festival de Cinema Infantil da China solicitou à Embaixada do Brasil em Pequim indicações de filmes infantis brasileiros produzidos a partir de maio de 2009. As inscrições estão abertas até 1° de fevereiro de 2011. Serão selecionados 30 filmes para serem exibidos. Os organizadores arcarão com as despesas para o deslocamento ao Festival de até duas pessoas por filme selecionado.

O Festival é organizado pelo governo chinês desde 1989. A sua 11º edição será realizada de 31 de maio a 4 de junho de 2011, na cidade de Jiangyin, Província de Jiangsu.

Informações adicionais podem ser obtidas no website do festival http://www.cicfif.cn/frontier/index

 

Aberta inscrição do Programa Petrobrás de Cultura para circular peças teatrais

Está aberta a inscrição para a segunda edição do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, considerada a maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país. O encerramento está marcado para o dia 20 deste mês.

O programa investe R$ 12 milhões para 2011-2012, valor que faz da BR uma distribuidora também de teatro de qualidade. A novidade deste ano é a inclusão de espetáculos para o público infanto-juvenil, com verba de R$ 2 milhões.

O programa vai viabilizar a apresentação de espetáculos teatrais já consagrados em cidades diferentes às que já estiveram em cartaz, a preços populares. Por isso, não será aceito projeto de peças inéditas ou propostas de novas apresentações em cidades em que a peça já se apresentou.

Assim como na primeira edição, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura: após a triagem administrativa e a análise da comissão de seleção será feita a análise técnica referente aos quesitos da lei Rouanet, de 8.313, de 1991.

Só será encaminhado para a avaliação final do Conselho Petrobrás Distribuidora de Cultura aquele que tiver a aprovação do Ministério da Cultura. O resultado da seleção deve ser divulgado em maio de 2011.

Mais informações: http://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc/

 

LMIC  - Edital 2010

As inscrições para o Edital 2010 da LMIC continuam abertas até o dia 20 de dezembro, na sede da FMC, Rua Sapucaí, nº 571 / 5º Andar – Bairro Floresta, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Podem ser inscritos projetos dos setores de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Patrimônio / Memória / Identidades Culturais. O edital, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da Fundação Municipal de Cultura – www.pbh.gov.br/cultura – no link “Licitações e Editais”.

 

Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados está presente em todas as regiões do Brasil. Apoiado em conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação, o programa considera fundamentais aspectos como a capacidade de geração de novas plateias, de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas. Também são priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais, novas linguagens artísticas e que possibilitem o intercâmbio de ideias e a convergência entre a arte e tecnologia.

Saiba mais

 


EXPEDIENTE

Chefe da RR/MG: Aída Ferrari – aida.ferrari@cultura.gov.br

Editoração: Aída Ferrari e Camilo de Paiva  – divulgacaomg@cultura.gov.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)

Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144

Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h

Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h

Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/

Twitter: http://twitter.com/mincmg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente