quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lançado projeto do espaço que abrigará a vastidão cultural do sertão nordestino

Originalmente publicado no site do Ministério da Cultura e retirado em 30/12/2010 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/29/cais-do-sertao-luiz-gonzaga/

A noite desta terça-feira (28) foi festiva em Recife, com mais uma homenagem, neste mês de dezembro, ao compositor popular brasileiro Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Desta vez, foi lançado o projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga, trabalho já considerado um novo marco urbano e cultural na paisagem da capital pernambucana.

A cerimônia foi realizada no Marco Zero e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, de deputados, senadores, prefeitos, diversas autoridades, intelectuais e do povo, que cantou e dançou forró com desenvoltura, embalado por artistas locais que abriram o evento. O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna assistiu atentamente toda a programação.

A solenidade também teve sabor de despedida de Lula, homenageado e saudado pelo povo pernambucano em seu último ato público como Presidente da República em seu estado natal. Depois de demonstrar emoção e agradecimento ao povo pernambucano, Lula disse que agradecia a Deus em primeiro lugar, e acentuou que “se não fosse o dedo de Deus, não seria normal o fato de um retirante de Caetés, que fugiu para não morrer da fome, se transformar em Presidente da República do Brasil”.

Cultura do sertão

O projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga será um espaço que oferecerá a oportunidade de redescoberta da cultura sertaneja. Ele funcionará no Armazém 10, na região revitalizada do Porto de Recife, como um abrigo à beira mar do imenso mundo do sertão nordestino. As obras deverão ser concluídas em 2012. O trabalho foi elaborado pela Brasil Arquitetura, que prevê, além do grande acervo de Luiz Gonzaga, alta tecnologia e interatividade, oficinas de instrumentos, diversão e conhecimento, biblioteca, midiateca, estações digitais e muito mais, dentro de 7 mil metros quadrados de área construída.

O projeto resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o governo de  Pernambuco e o Porto de Recife, com recursos de R$ 26 milhões, dos quais R$ 21 milhões serão repassados pelo governo federal.

O ministro Juca Ferreira falou de sua alegria pelo lançamento do Cais do Sertão. “Essa é uma homenagem a um dos maiores artistas brasileiros, que, na década de 1950, foi o artista mais popular do Brasil e que colocou o nordestino e o pernambucano no imaginário do povo brasileiro de maneira extremamente positiva”.  Segundo o ministro, essa homenagem a Luiz Gonzaga se estende a toda a cultura nordestina.

Violonista

A noite reservou outras surpresas, com o anúncio, pelo presidente Lula, da doação de um terreno da União para a construção de uma escola de música administrada pela Associação Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. Para marcar a decisão, o presidente entregou simbolicamente o ato de cessão de uso gratuito do terreno ao garoto Daniel Mesquita da Silva, violonista da Orquestra, dizendo que aquele menino de condição humilde precisava apenas de uma oportunidade e de autoestima para poder tocar como qualquer músico alemão, francês, inglês, de qualquer outro país do mundo.

O governador Eduardo Campos ressaltou em seu discurso que o estado de Pernambuco, hoje, tem mais fé no futuro. “Se o Brasil cresce hoje, Pernambuco cresce o dobro”, afirmou ele, logo após ter mencionado que “o presidente foi do Brasil oficial, mas não largou o Brasil real”.

(Texto: Glaucia Lira, Comunicação Social/MinC)

(Fotos: Beto Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente