quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Centro Cultural Cartola revela a diversidade do Morro da Mangueira em documentário

Retirado do LabCulturaViva em 22/12/2011 do endereço:

http://labculturaviva.org/node/1005

O morro da Mangueira, zona norte do Rio, é um dos principais pontos de referências do samba brasileiro. Berço de Angenor de Oliveira, saudoso Cartola, a comunidade é o local de trabalho do Centro Cultural Cartola, um dos vinte Pontos de Cultura selecionados pelo Edital do Laboratório Cultura Viva para produzirem documentários que serão exibidos pela Revista Cultura Viva.

Os documentários do Centro Cultural Cartola são desenvolvidos coletivamente pela equipe. "Os temas foram escolhidos em conjunto entre a equipe realizadora e a coordenação de projetos especiais. Tivemos uma equipe de produção pequena e fixa, onde contamos com a parceria da Escola de Cinema Darcy Ribeiro", comentou Nilcemar Nogueira,uma das representantes do Centro Cultural Cartola.

"A escolha dos temas partiu do interesse de registrar o trabalho desenvolvido pela instituição de arte educação e de memória individuais e coletivas dos personagens importantes para o samba carioca". O primeiro vídeo, "Violinista do Samba", fala um pouco da vida de um novo talento musical da Mangueira, um jovem violinista de 16 anos. "Monitor da orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola, patrocinada pela Petrobras, Natan é um violinista e solista que dialoga com disciplina e amor entre o samba e a música erudita", diz Nilcemar.

"O segundo documentário, 'Baianas', mostrou o universo e resistência das baianas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com suas vestimentas pesadas e carregadas de beleza e tradição, representam o amor e a fé, guardando consigo a espiritualidade. Elas são consideradas as 'mães do samba', zeladoras de nossa ancestralidade", comentou.

O terceiro vídeo se chama "Cabeças Coroadas". "Este projeto lança um olhar sobre os guardiões das matrizes do samba do Rio de Janeiro em uma sociedade que valoriza muito mais o espetáculo do carnaval do que a essência de nossa matriz cultural. O que é ser um 'cabeça coroada'? Vamos registrar a sabedoria dos mais velhos, na pessoa do compositor Aluízio Machado", falou Nilcemar.

"Realizar documentários com curto prazo de produção e pouco recurso foi um grande desafio. Mas a possibilidade de estabelecer redes para realização de produtos culturais, bem como a cooperação técnica é um fator muito positivo na parceria que temos com o Lab Cultura Viva. Esse projeto nos ensinou a trabalhar em equipe, errar e acertar, para melhorarmos nos próximos trabalhos", explicou.

A realização e veiculação nacional dos vídeos é vista como uma porta de saída para divulgar ainda mais o trabalho do Centro Cultural Cartola e dos outros Pontos de Cultura participantes do projeto. "Fomentar o audiovisual de jovens realizadores, promover a diversidade da cultura brasileira, incentivar a produção colaborativa de conteúdo digital nos Pontos de Cultura, divulgar as produções de conteúdos digitais, fortalecer a rede dos Pontos de Cultura no Brasil e difundir a nossa matriz cultural, são alguns dos ganhos que teremos quando esse projeto estiver circulando pelo país", disse Nilcemar.

Mais sobre o Centro Cultura Cartola:

Fundado em 2001, o Centro Cultural Cartola é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promoção da cidadania por meio da educação e cultura, motivando os jovens do Morro da Mangueira e adjacências a identificar valores culturais da comunidade a que pertencem, através de oficinas de teatro, dança, música, poesia e eventos sócio-educativos. A base desse empreendimento é a vasta obra de Angenor de Oliveira, o Cartola, cuja importância para a música popular brasileira é reconhecida.

A iniciativa do Centro Cultural Cartola propõe o reconhecimento e o respeito pela cultura afro-brasileira, com eventos que reúnem música, dança e depoimentos que mostram a força do samba, sua história e sua importância como patrimônio cultural brasileiro.  Tendo como objetivos sociais além da promoção da cultura, o meio ambiente, conservação do patrimônio histórico e artístico de nossa identidade e o combate a pobreza.

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