segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Exposição inédita no Brasil

Retirado do site do MINC em 12/12/2011 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/06/exposicao-inedita-no-brasil/

Funarte São Paulo recebe mostra brasileira premiada em Praga na próxima semana

A exposição Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro será aberta na próxima segunda-feira, 12, às 19h, na sede da Fundação Nacional de Artes em São Paulo. A partir do dia 13 de dezembro, a mostra ficará aberta à visitação pública e permanecerá em cartaz até 4 de março de 2012, com entrada franca. A exposição é inédita no Brasil e foi elaborada para participar da Mostra de Países e Regiões da 12ª Quadrienal de Praga – Design e Espaço da Performance 2011 (PQ 2011).

Personagens e Fronteiras reúne uma coletiva de trabalhos de artistas nacionais e grupos reconhecidos como a Cia Os Fofos Encenam, com a encenação Memória da Cana, a Cia São Jorge de Variedades, com O santo guerreiro e o herói desajustado e os artistas grafiteiros OsGêmeos, apresentando cenografia no tema Transposições.  A exposição foi vencedora da ‘Triga de Ouro’, o prêmio mais importante da Quadrienal, considerado o maior evento mundial no campo da arte da cenografia.

O prêmio foi concedido por um júri internacional formado por reconhecidos profissionais do teatro contemporâneo, como o teórico em Teatro e Performance Marvin Carlson , a cenógrafa e designer estoniana Monika Pormale, a iluminadora israelense Felice Ross, a diretora do festival de Teatro de Santiago, Carmem Romero e o diretor, dramaturgo, cenógrafo e figurinista da África do Sul, ganhador da Medalha de Ouro na PQ’07 ,  Brett Bailey. A exibição, realizada em junho deste ano, reuniu mostras de 62 países.

A representação brasileira teve curadoria geral do presidente da  Funarte, Antonio Grassi, e a autoria do tema da Mostra Nacional é dos cenógrafos Aby Cohen e Ronald Teixeira.  Para Antonio Grassi, a Triga de Ouro é um reconhecimento internacional ao talento dos profissionais brasileiros na arte cenográfica. “Este prêmio valoriza ainda mais o artista brasileiro, que mostrou sua expertise na área de cenografia em trabalhos nas diversas linguagens artísticas e que concorreram com importantes nomes do teatro mundial.” A exposição reúne trabalhos de reconhecidos cenógrafos e figurinistas nacionais expostos em diferentes suportes (instalações, vídeos, croquis, objetos e fotografias).

Outro prêmio recebido pelo Brasil na 12ª Quadrienal de Praga foi o de Melhor Realização de uma Produção, conferido ao trabalho ‘BR-3’, do Teatro da Vertigem, apresentado na Mostra Nacional e estará também na montagem de São Paulo, no espaço expositivo da Funarte.

Visite o site oficial das exposições

Leia mais na página da Funarte

(Fonte: Ascom/Funarte)

(Fotos: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente