terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONCERTO DE NATAL SERÁ EM 17 DE DEZEMBRO

Retirado do site do Jornal Diário de Teófilo Otoni em 13/12/2011 do endereço:

http://www.portaldiario.info/teofilootoni/verconteudos.php?idnoticiasgeral=13183

Foto do concerto de 2010

O tradicional evento começa a partir das 21h. O virtuosismo de grandes artistas e a qualidade de produção são destaques no mais tradicional evento musical da região

 

TEÓFILO OTONI – A série de espetáculos Grande Concerto de Natal da cidade chega a sua 16ª edição. Como nos anos anteriores, o espetáculo será realizado na Praça Germânica e terá como cenário o histórico prédio colonial de 1928 (hoje sede da Cemig). A beleza e imponência arquitetônica de sua fachada de dois pavimentos, contornada com mais de 2000 metros de mangueiras luminosas, se transforma  em um palco de luz para a apresentação do talento e virtuosismo de artistas locais, nacionais e internacionais. Irradiando arte, alegria, poesia e emoção, para um público médio de dez mil pessoas, que ocupa toda a extensão da Praça e ruas adjacentes.
Idealizada pelo então Gerente Regional da Cemig de Teófilo Otoni e hoje Diretor de Novos Negócios, Eng° Fernando Henrique Schuffner Neto; pelo então presidente da CDL, Giovanni Cota, e pelo publicitário Adilson Afonso, esta série de espetáculos é coordenada por uma Comissão integrada por: Elmo Pechir e Evandro Ferreira Chami,  da Cemig; Adilson  Afonso, diretor da Assessor Comunicação e Marketing, e Pe. Luciano Campos Lavall, regente do Coral Paulo VI.
A série de espetáculos Grande Concerto de Natal de Teófilo Otoni, vem se destacando como o principal evento artístico e cultural do nordeste mineiro e  hoje é uma das maiores e mais bem produzidas, em seu gênero, em todo o País. Oferecendo ao público a oportunidade de estar em contato com músicos talentosos, cantores líricos, corais e orquestras de renome, democratizando o acesso à música clássica e, conseqüentemente, à cultura.
A Cemig, por sua filosofia de conciliar valores empresariais com responsabilidade social, é a principal patrocinadora desta série de concertos desde a sua primeira edição em 1996.  E entende o evento como um presente de Natal que a Empresa oferece às comunidades da cidade e região,
A série de espetáculos Grande Concerto de Natal de Teófilo Otoni conta ainda com o apoio das empresas e entidades locais, contribuindo para consolidar sua trajetória como a mais tradicional festa natalina da região, e conta com grande prestígio,  participação e   entusiasmo da comunidade.
As seis últimas edições do Concerto foram viabilizadas através da Lei Rouanet: Lei Federal de Incentivo à Cultura, que vem possibilitando a constante melhoria na qualidade técnica, organização e ambientação cênica dos espetáculos.
Devido a sua tradição e forte enfoque cultural, o evento começa a ser conhecido em todo o Estado de Minas Gerais e é reconhecido pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, através da Lei nº 5.739/2007 de 15/06/2007, como evento cultural integrante do Calendário Oficial do município.


As atrações:

Orquestra Ouro Preto
Criada em maio de 2000, por Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, ambos então professores da Universidade Federal de Ouro Preto.

Tem como propostas o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta à comunidade universitária, local e itinerante, em Ouro Preto, de uma programação permanente de concertos, além da difusão da música de “compositores da escola mineira”, com ênfase naqueles que atuaram em Vila Rica e Mariana nos séculos XVIII e XIX, a exemplo de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832).  Oferece, igualmente, concertos em cidades de Minas e do Brasil, difundindo a cultura musical e formando novos públicos.
Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, a Orquestra já se apresentou em diversos estados brasileiros sob a regência de importantes maestros, como Silvio Viegas (MG), Arnon Sávio Reis de Oliveira (MG), Rodrigo Toffolo (MG), Ernani Aguiar (RJ) e Júlio Moretzsohn (RJ).
Susie Boettger
Soprano lírico, natural de São Paulo.

Formada em Piano pelo Conservatório André da Silva Gomes - SP. Estudou Canto Lírico na Escola Municipal de Música  - SP. Bacharel em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Bacharel em Canto Lírico pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP. Como Compositora, tem publicado diversas Canções Sacras incluindo uma Cantata de Natal para Côro Infantil. Como Solista, tem participado de Recitais e Concertos como: "Glória" de Vivaldi; "Réquiem" de G. Verdi; "O Verbo se Fez Carne" de Nabor Nunes; "Matinas de Sábado Santo" de Lobo de Mesquita, esse em novembro deste ano nas cidades de Ouro Preto e Buenos Aires. Ainda como Solista, participou na ópera "Die Zauberflöte" de Mozart. Como Corista, participou das óperas: "Macbeth"; "La Traviata"; "Cavaleria Rusticana"; "Carmem";  A Viúva Alegre"; "Romeo et Juliette"; "Il Guarany", todas no Theatro São Pedro - SP. Também como Corista, participou em turnês em algumas cidades dos EUA e Hawaii com o Coral Aliança em 1998 e 2010. Atualmente é integrante do Côro do Theatro São Pedro.


Coral Paulo VI
Com uma história de 43 anos de atividade musical em Teófilo Otoni e região, o Coral Paulo VI já percorreu palcos de quase todos os Estados do Brasil e de alguns países da Europa e da América Latina.

Caracteriza-se como um grupo de cantores amadores empenhados em estudar sistematicamente e divulgar, de forma plasticamente agradável,  o repertório coral brasileiro e internacional, desde obras de cunho clássico, erudito e sacro até os mais arrojados arranjos da música popular e folclórica do mundo inteiro. Reconhecido pelo esmero técnico e pela alta qualidade artística dos seus Concertos, está inscrito entre os Coros de Câmara de renome irretocável do território nacional. Sua trajetória pode ser apreciada em dois CDs e dez DVDs registrados a partir de 2002. Atual proponente do Grande Concerto de Natal de Teófilo Otoni, participa deste evento desde a sua implantação em 1996, sob a batuta do Maestro Pe. Luciano Lavall, que completa 36 anos de vasta experiência no trato da música vocal e no estudo acadêmico da arte coral.


Studio de dança Corpo Livre
O Studio de Dança Corpo Livre foi fundado pela bailarina e coreógrafa Roseleuse Lago de Souza, em 1990.

Com um ensino-aprendizagem da dança, criou um estilo próprio e alcançou reconhecimento regional, sempre com o objetivo de expandir o universo da dança, como vemos em trabalhos aclamados pelo público: Guerra e Paz (Juvenil) 1993 e 1996; Personalidade (in memorian) 1997; Floresta encantada (infantil) 1998 e 2006; Vida urbana (infantil) 2001; O reino das águas (infantil) 2011; Melhores do cinema (juvenil) 2002; Quebra nozes (infantil) 2002; Vida nordestina (juvenil) 2004; Abstrato (Juvenil) 2006 e tantos outros espetáculos que encantaram a nossa sociedade, vindo comprovar o alto nível destas realizações.
Este ano o Studio de Dança, apresentou os espetáculos de Jazz dance “Cinema Infantil” e “Noites de Cabaré”.
Na abertura do XVI Grande Concerto de Natal em Teófilo Otoni, o Studio de dança Corpo Livre  apresentará uma coreografia de jazz clássico.


Dia: 17/12/2011

Horário: 21h:00min

Local: Praça Germânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente