segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"LADRÃO!", exposição individual de João Werner

Enviado por nosso amigo João Werner, grande artista visual e colaborador da Mucury Cultural.

 

Eu não vou chamar pilantra de excelência, nem vagabundo de meretíssimo.

Eu não vou chamar pedófilo de eminência, nem analfabeto de magnífico.

Você quer me obrigar com a tua lei, mas eu NÃO vou separar o meu lixo, porque o imposto que eu te pago é mais do que suficiente para eliminar todo o lixo da face do país.

"Toda riqueza provém de violência"

"Distribuição de renda"

Você quer me constranger com a tua propaganda, mas eu NÃO vou economizar a água porque, com o imposto que eu te pago, toda a água consumida deveria ser límpida e cristalina, e a natureza preservada em seus mananciais.

Você me olha torto do alto de tuas escrituras, mas eu NÃO vou contribuir com a tua campanha de caridade porque, com o imposto que eu te pago, não deveria haver criança de rua, nem miséria econômica e cultural, nem o abandono de idosos e doentes.

E, por fim, você pode fazer muchocho e torcer o teu narizinho, mas eu NÃO vou entregar minha arma a você pois, se assim todos o fizessem, o único armado nesta "terra de marlboro" seria você.

Ao contrário do que você alardeia por aí, fazer tudo isso que você quer NÃO É exemplo de cidadania ou de civilidade, e nem vai salvar o mundo (o seu, é claro).

Fazer tudo isso que você quer é apenas dar mais sopinha pra pilantras.

Em Tortuga, o Estado não é a solução, porque o Estado é o LADRÃO!

Press-Release

"Homem na escuridão "

"Black Flag"

Ashram

Depois de mostrar motéis baratos e retratos de almas em profusão, o artista plástico João Werner apresenta uma nova exposição em sua galeria em Londrina, intitulada "Ladrão!".

Mantendo o humor ácido de suas exposições anteriores, Werner reune 24 pinturas digitais que retratam, em linguagem expressionista, os mais variados matizes da violência social. Desde brigas interpessoais e acalorados protestos de rua, até as dramáticas "Homem na escuridão", as quais retratam pessoas (presos políticos, talvez) subjugados sob a violência sem face do Estado.

Considerando o que temos visto nos recentes movimentos do "Ocupa Wall Street" ou na dramática, assim denominada, "Primavera árabe", estas pinturas de Werner retratam um universo cultural atual, de movimentos contestatórios sociais.

- "Bem, minhas pinturas 'Dano à propriedade' são de 2008 e eu até achei estar fazendo pinturas anacrônicas", diz o artista. "Já estava ouvindo alguns amigos insinuarem uma certa adolescência tardia nos temas destes meus trabalhos, quando testemunhei o início dos movimentos contestatórios na Tunísia, em 2010. Foi uma ótima surpresa para mim ver que o desejo por mudanças sociais ainda não havia sido extirpado da espécie humana".

Este acento anarquista revela-se, também, em pinturas como "Distribuição de renda", "Black flag" ou em "Toda riqueza provém de violência". Em uma linguagem visual colorida e intensa, Werner não teme revisitar os velhos bordões da esquerda radical nessa confortável e carola época pós-moderna em que vivemos.

Se o espectador desta recente exposição de João Werner vai iniciar a próxima revolução, ninguém sabe. Mas, certamente, quem visitar esta "Ladrão!" terá a oportunidade de ver mais um belo exemplo da inventiva produção digital do artista.

Ver todas as exposições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente