sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os dez anos do fotojornalista João Silva no Afeganistão em exibição na cidade do Porto

Retirado do IMAGES&VISIONS em 06/01/2012 do endereço:

http://imagesvisions.blogspot.com/2012/01/os-dez-anos-do-fotojornalista-joao.html

© Foto de João Silva. Rebelde Talibã dispara bazuca no Afeganistão.

O Centro Português de Fotografia, na cidade do Porto, vai exibir a partir do próximo sábado, dia 07 de janeiro de 2012, uma mostra com fotografias dos dez anos de fotografias do fotojornalista português João Silva no Afeganistão. Em 23 de outubro de 2010, João Silva acompanhava uma patrulha de rotina de infantaria norte-americana, na província Kandahar, no Afeganistão, quando a explosão de uma mina causou a amputação de suas duas pernas. “Desde que fui lá, em 1994, durante a guerra civil, apaixonei-me logo pelo país e a ironia é que, anos mais tarde, fiquei ferido e deixei uma parte de mim lá”, lembrou o fotógrafo, de 45 anos, numa entrevista telefônica à Agência Lusa na África do Sul, onde tem residência. Em julho de 2011, o fotojornalista português retornou ao trabalho, e vive na companhia da mulher, dos filhos e dos pais emigrados na África do Sul, não parou de disparar a máquina, repetindo: “eu quero começar a minha vida de novo, quero fotografar outra vez”. Silva já consegue andar, com recurso a duas próteses e o apoio de uma muleta do lado direito, que passa para a mão esquerda quando decide fotografar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente