segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Plano Nacional do Livro e Leitura

Publicado originalmente no site do Ministério da Cultura e retirado em 07/02/2011 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2011/01/31/plano-nacional-do-livro-e-leitura-7/

Livro sobre criação, ações e futuro do PNLL tem versão digital disponível para download gratuito

O livro PNLL: Textos e História traz artigos de 24 autores relatando o que foi, o que é e o que representa o Plano Nacional do Livro e Leitura para o futuro deste segmento, seus pontos de vista e envolvimento com essa trajetória. Foram compilados documentos importantes, como a Lei do Livro, as declarações feitas nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra, que declararam o ano de 2005 como o Ano Vivaleitura, as Diretrizes Iniciais do PNLL e outros.

As principais realizações do Plano nestes 5 anos de história são apresentadas com textos informativos e o resgate do que foi produzido – relatorias, recomendações e documentos –, apresentando uma visão única sobre o PNLL. O livro publica, ainda, alguns depoimentos dos integrantes dos projetos ligados ao Mapa de Ações e sua relação com o PNLL.

Depoimentos

A partir de 2006, o Livro na Estrada passou a integrar o Mapa de Ações do PNLL, no eixo ‘Democratização do Acesso’. Passo considerado importante, pois passamos a fazer parte de um movimento maior, de abrangência nacional, em prol da ampliação da leitura e dos leitores. Além disso, o PNLL nos trouxe novas orientações e diretrizes, que serviram de base para o aprimoramento do nosso projeto. Por exemplo, percebemos que oferecer acesso ao livro e à leitura vai além da doação de publicações. Assim, passamos a não apenas doar livros, mas a desenvolver bibliotecas, considerando seu espaço, sua funcionalidade e sua acolhida”.

Luis Eduardo Salvatore, Diretor de Projetos do Instituto Brasil Solidário

Projeto: O Livro na Estrada, Eixo 1 – Democratização do Acesso

O Bando da Leitura seguia com seus livros e sua arte. Seguia certo de seus planos e de seus objetivos. E foi nesse caminhar que encontrou um amigo, um parceiro que deu as mãos para o bando e seguiu junto. Era o PNLL, amigo parceiro que acolheu e contou ao Brasil que o Bando existia. Que, com seu Plano Nacional, garantiu a segurança do caminho e mostrou novos horizontes de livros e de leitura.

O PNLL se juntou ao bando e o bando a ele. E daí em diante veio também o reconhecimento do bando pela comunidade. E o bando virou Ponto de Leitura. Agora todos param neste ponto para ler ainda mais.Foi o PNLL que mostrou outros caminhos que levavam à leitura. Agora temos mais livros, tapete, estantes e computador. O PNLL segue junto e fortalece nossos encontros.

Vida longa a esse cúmplice do Bando da Leitura. Muitos anos de vida e de leitura para todos os brasileiros, este país de leitores!

Lucelia de Cassia Clarindo

Projeto: Bando da Leitura, Eixo 2 – Fomento à leitura e formação de mediadores

Acesso gratuito

O livro PNLL: Textos e História está disponível para download gratuito no Portal do PNLL.

O Caderno do PNLL – Edição Atualizada 2010 também está disponível para download no Portal.

(Edição de texto: Ascom/MinC)

(Edição de imagem: Marina Ofugi e Ygor Bernardes, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente