O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.
A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/.
Cabeçalho: 31 de janeiro - Dia Internacional do Mágico
Ministério da Cultura define equipe
Ministra anuncia secretários e presidentes de vinculadas
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, define a equipe com que vai implementar as políticas culturais do governo da presidenta Dilma Rousseff. São duas as mudanças estruturais. Uma é a criação de uma Secretaria da Economia Criativa. “Não é possível ignorar, neste início do século XXI, a importância da economia da cultura para a construção de uma nação desenvolvida. Por isso, decidimos criar uma estrutura que possa pensar todas as potencialidades desta área no Brasil”, afirma a ministra.
A segunda alteração é a unificação das atuais Secretaria de Cidadania Cultural e Secretaria da Identidade e Diversidade na nova Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. “A nova secretaria terá áreas específicas para cuidar de cada tema, mas ganhará em eficiência por meio da integração das políticas voltadas ao cidadão, que antes eram executadas em secretarias diferentes”, explica a ministra.
A seguir, os nomes escolhidos pela ministra:
Secretário-executivo: Vitor Ortiz, secretário da Cultura das cidades gaúchas de Viamão (1997/2000), Porto Alegre (2002/2004) e São Leopoldo (2009/2010). Foi diretor da Funarte e diretor de relações institucionais da Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL e gerente da Gerência Regional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro.
Secretário de Articulação Institucional: Roberto Peixe, designer, arquiteto e gestor cultural, foi secretário de Cultura de Recife de 2001 a 2008. Antes, havia sido Secretário do Patrimônio Cultural e Turismo da cidade de Olinda, em 1995. A partir de 2009, assumiu o cargo de Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, e passou a coordenar a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Secretária do Audiovisual: Ana Paula Santana, advogada, especialista em relações internacionais e gestão do entretenimento. Entrou na SAV em 2002 como estagiária. Depois, foi para a coordenação internacional da SAV e para a área de fomento a programas e projetos audiovisuais. Foi chefe de gabinete e, depois, Diretora de Programas e Projetos Audiovisuais, cargo que ocupava até agora.
Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural: Marta Porto, mestre em Ciências da Informação pela UFMG, especialista em políticas de comunicação, cultura e investimento social privado. Consultora de entidades e organizações multilaterais como a UNICEF. Foi Diretora de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (1994/96) e Coordenadora Regional do Escritório da UNESCO do Rio de Janeiro (1999/ 2003).
Secretária da Economia Criativa: Cláudia Leitão, Doutora em Sociologia pela Université de Paris V, é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde lidera o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará no período de 2003 a 2006.
Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura: Henilton Menezes, produtor cultural e consultor para elaboração de projetos. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais da estatal. É secretário de Fomento e Incentivo à Cultura desde o início de 2010.
Secretário de Políticas Culturais: Sérgio Mamberti, ator e dramaturgo, foi secretário de Artes Cênicas; de Música; e de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Em 2008, assumiu a presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Diretor-geral da Agência Nacional de Cinema: Manoel Rangel, neste mesmo cargo desde dezembro de 2006, é cineasta, formado pela Universidade de São Paulo (1999). Foi presidente da Comissão Estadual de Cinema da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2001/2002) e assessor especial do ministro Gilberto Gil (2004/2005), quando coordenou o grupo de trabalho sobre regulação e reorganização institucional da atividade cinematográfica e audiovisual no Brasil.
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional: Galeno Amorim, jornalista e escritor, foi secretário de Cultura de Ribeirão Preto na gestão do então prefeito Antonio Pallocci. Presidiu o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe e participou da criação do Plano Nacional do Livro e Leitura. É diretor do Observatório do Livro e da Leitura e consultor internacional de políticas na área.
Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa: Emir Sader, formado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Aposentou-se como professor de sociologia. Passou a ser professor da UERJ, onde trabalha, nos cursos de Políticas Públicas e História. Autor, entre outros, de “A nova toupeira”, e organizador de “Latinoamericana – Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe”, ganhador do Prêmio Jabuti como o melhor de não-ficção do ano.
Presidente da Fundação Cultural Palmares: Eloi Ferreira, ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) em 2010. Antes, havia ocupado a secretaria-adjunta da Seppir e coordenado a equipe organizadora da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Presidente da Fundação Nacional das Artes: Antonio Grassi, ator, diretor e produtor, cursou Ciências Sociais na UFMG. Foi secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, além de presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e presidente da Funarte. Atuou como assessor especial do Governo do Estado de Minas Gerais. Ocupava, até agora, o cargo de gerente executivo regional da TV Brasil no Rio de Janeiro.
Presidente do Instituto Brasileiro de Museus: José do Nascimento Jr, formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU/Iphan). Preside o Ibram desde a criação da autarquia, em janeiro de 2009.
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Luiz Fernando de Almeida, arquiteto. Lecionou na área durante 16 anos. Atuou em projetos de Desenvolvimento Urbano e de Habitação na Companhia Metropolitana de Habitação, na Empresa Municipal de Urbanização e na Câmara Municipal de São Paulo. É presidente do Iphan desde 2006.
(Divulgação interna MinC)
AUDIOVISUAL
Ministério da cultura reabre inscrições para serviços audiovisuais
O Centro Técnico Audiovisual (CTAV), instituição vinculada do Ministério da Cultura (MINC), reabre as inscrições para o primeiro período de serviços de 2011. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de fevereiro. A execução dos serviços será entre 14 de março e 13 de maio.
Para inscrever um projeto, é necessário ler o regulamento com atenção, preencher e enviar a ficha on line - a ficha fica disponível assim que o usuário concorda com o regulamento.
O projeto será avaliado por uma comissão do CTAV/MINC, para a viabilização, ou não, do serviço solicitado pelo realizador. São prioritários os serviços de atendimento aos curtas-metragens, documentários e filmes de baixo orçamento. A inscrição é aberta para pessoas físicas e produtoras independentes.
Estão disponpiveis os serviços de mixagem, empréstimo de equipamentos e transfer 35mm, e caso o projeto seja aprovado, o proponente será comunicado e convidado a apresentar o material necessário.
(Redação - Agência IN)
PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA
Livro sobre criação, ações e futuro do PNLL tem versão digital para download gratuito
O livro PNLL: Textos e História traz artigos de 24 autores relatando o que foi, o que é e o que representa o Plano Nacional do Livro e Leitura para o futuro deste segmento, apresentando a Lei do Livro, as declarações feitas nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra sobre o Ano Vivaleitura e as Diretrizes Iniciais do PNLL. O livro publica, ainda, depoimentos de integrantes dos projetos do Mapa de Ações, descrevendo sua relação com o PNLL.
Os autores são escritores, editores, associações e especialistas que relatam, cada um, seu ponto de vista e seu envolvimento com a história e as principais realizações do Plano: a construção do Mapa do PNLL, os Fóruns, Seminários, Bienais, e o projeto para fomentar os planos estaduais e municipais de livro e leitura.
O livro PNLL: Textos e História está disponível para download gratuito no Portal do PNLL.
O Caderno do PNLL – Edição Atualizada 2010 também está disponível para download no Portal.
(Edição de texto: Ascom/MinC)
FUNARTE
Funarte MG apresenta “Mão na Luva”, de Vianninha
O espetáculo “Mão na Luva”, de Oduvaldo Vianna Filho, teve sua estreia no dia 20 de janeiro no Galpão 3 da Funarte MG, com os atores paulistanos Marcelo Pacífico e Isabella Lemos – fundadores do Teatro CIA e membros do Grupo Tapa. Elogiada pela crítica especializada de São Paulo, a montagem dá continuidade à programação da Funarte MG, reaberta após grande reforma.
A peça, uma coprodução dos dois grupos, tem supervisão artística de Eduardo Tolentino de Araújo. Durante a temporada, serão realizadas uma palestra e seis oficinas, que vão abordar a obra de Vianinha.
“Mão na Luva”, de Oduvaldo Vianna Filho
De 20 de janeiro a 6 de fevereiro – quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h
De 13 a 27 de fevereiro – sábado, às 20h; domingo, às 19h
Local: Galpão 3 da Funarte MG –Rua Januária, 68 – Bairro Floresta
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
Informações: (31) 3213-3084
Veja a programação das oficinas.
Mostra Myriam Muniz e Klauss Viana - fevereiro 2011
5 a 27
A Fabulosa Redonda Flor – Cia de Yepocá
Sábados e domingos, às 16h30
MARÇO 2011
12 a 27
Quem Pergunta Quer Resposta!
Grupo Oriundo de Teatro
Sábados e domingos, às 16h30
24, 25, 26 e 27
Tropeiros e Cantigas – A Última Viagem
Grupo Caixa 4
Quinta, sexta, sábado e domingo, às 16h30
25, 26 e 27
Sonhos – Cia Produz Ação Cênica
Sexta, sábado e domingo, às 20h
25, 26 e 27
Correntes e Naufrágios – Pequenas Navegações
Paola Rettore
Sexta, sábado e domingo, às 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)
Funarte | MG
R. Januária, 68 Floresta Belo Horizonte MG
Informações: (31) 3213-3084 | www.funarte.gov.br
PONTO DE CULTURA
Programação Caravana de Artesania em Juiz de Fora
Caravana de Artesania é um Ponto de Cultura itinerante de artes cênicas que está circulando em 4 regiões de Minas Gerais: Juiz de Fora e Lima Duarte, João Monlevade e Bela Vista, Montes Claros e Bocaiúva, Governador Valadares e Alpercata.
Até o dia 20 de fevereiro, serão realizadas apresentações teatrais, oficinas-encontros e intervenções cênicas urbanas. Todas as manifestações são gratuitas.
Um dos destaques é a oficina Rede Comunitária de Cultura, que pretende colaborar com produtores culturais e viabilizar projetos individuais, transformando-os em uma visão coletiva e prestando serviços à comunidade. Os interessados em participar devem fazer as inscrições pelo telefone (32) 3217- 7637, em horário comercial.
A iniciativa está sendo promovida pelo Teatro Terceira Margem, associação cultural de Belo Horizonte, por meio de convênio com o Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura.
Programação Artística em Juiz de Fora
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
TEATRO
Cursos da Escola de Teatro PUC Minas
Estão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pela Escola de Teatro PUC Minas, para o primeiro semestre de 2011.
A Escola oferece cursos de teatro para adultos, adolescentes e crianças nas modalidades Cursos Profissionalizantes: Processo Profissionalizante e Curso Especial de Montagem; e Cursos de Curta Duração: Teatro para Educadores, Iniciação Teatral para adultos, adolescentes e crianças, Teatro para a Terceira Idade, Dramaturgia a Maquiagem Cênica
Inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2011. A Escola de Teatro fica na Av. Brasil, 2023 – 3º andar – Praça da Liberdade. Mais informações pelo telefone (31) 3269-3260 ou pelo site www.pucminas.br/cultura.
"Estômago" da Cia Crônica de Teatro na Casa de Candongas
Num lugar onde é proibida a entrada de comida e papel higiênico, operários produzem acontecimentos comuns do nosso cotidiano e deixam escapar alguns absurdos invisíveis aos olhos da alienação gerada pelo trabalho. Enquanto isso é carnaval e tudo pode parar a qualquer momento, para dar passagem a algo de novo que esta para acontecer.
Cachoeirinha: Dias 29 e 30
(sábado 20:00h e domingo 19:00h)
Espaço Cultural Casa de Candongas
Av. Cachoeirinha, 2221, Belo Horizonte/MG
Preço Super popular: R$ 2,00
CONFIRA A AGENDA COMPLETA NO BLOG
maiores informações: ciacronicadeteatro@gmail.com / 31-8834-9109
A peça Belatriz volta aos palcos de Belo Horizonte
O Teatro SESI Holcim (Rua Álvares Maciel, 59 - Santa Efigênia) recebe entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro a peça Belatriz, texto inédito de autoria do ator, dramaturgo e produtor teatral Adriano Gilberti. Com apresentações de segunda a quarta-feira, às 20h, o espetáculo retrata o encontro de dois personagens urbanos que poderiam habitar qualquer grande cidade brasileira. Um deles é Tuzé, um pequeno traficante foragido da polícia em busca de sobrevivência e do próximo golpe. O outro é O Mendigo, um homem de alma pura e sonhadora que, para fugir de sua dura realidade, cria um mundo de fantasias num beco da vida.
A atual montagem integra a 37ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Os ingressos custam R$12 e estão à venda no posto do Sinparc, que fica no Mercado das Flores. Veja a lista com todos os locais de vendas: http://www.sinparc.com.br/campanha/postos.php. No site, é possível também comprar seu ingresso online.
Informações para o público: (31)3241-7181
DANÇA
Dudude Herrmann anuncia agenda de fevereiro
No ano passado Dudude apresentou seu novo espaço de trabalho, um Atelier em Casa Branca com Atividades Inaugurais ao longo do ano de 2010, como grandes aulas, encontros práticos, performances que envolveram artistas nacionais e estrangeiros. Após um ano, Dudude continua a movimentar seu Atelier e segue com projetos autorais para o primeiro semestre de 2011.
A partir de março a artista retorna com os Aulões da Dudude de sábado, de 10h às 13h, direcionados para pessoas que têm no movimento uma fonte de saber. As inscrições estão abertas pelo e-mail dudude@dudude.com.br.
Confira abaixo a programação de DUDUDE para fevereiro. (Todo mês acompanhe os movimentos de DUDUDE pelo www.coisasdedudude.blogspot.com)
Agenda
2 e 3 – Encontro Prático com Daniel Lepkoff
Local: Casa Branca (MG)
Vagas Limitadas
Informações: 31 8897 9597 / dudude@dudude.com.br
4 – Performance com Daniel Lepkoff/ Sakura / Dudude/ Beth Bastos/ Gil Amâncio e participantes do Encontro Prático
Horário: 20h
Local: CentroeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Bairro: Centro)
Couvert: R$10
10 – Estreia do Espetáculo 1999=10 (para convidados)
Direção: Dudude
*Projeto Cena Espetáculo Galpão Cine Horto que faz parte do Verão Arte Contemporânea.
Horário: quinta a sábado às 21h, e domingo, às 19h
Local: Teatro do Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3.613, Bairro: Horto)
Obs: Temporada do espetáculo aberta ao público de 11 a 27 de Fevereiro
21 a 25 - Oficina Instalações Efêmeras
Ministrante: Dudude
Horários: 14h às 18h
Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3.613, Horto)
Valor: R$200
Pré-requisito: envio de breve currículo para análise
Informações: 31 3481 5580
Atelier
Inscrições abertas para “Aulão da Dudude”, dia 12 de março (sábado), Casa Branca/ Brumadinho (MG).
Informações: 31 8897 9597 / dudude@dudude.com.br
Curso de Dança Contemporânea
A Associação Cultural Mimulus, com o apoio do Fundo Estadual de Cultura, oferece curso de Dança Contemporânea dirigido por Mário Nascimento.
Período: 15, 17, 22 e 24 de fevereiro (terças e quintas). 01, 03, 15, 17, 22 e 24 de Março (terças e quintas)
Local: Galpão da Mimulus Cia de Dança – Rua Ituiutaba, 325 – Prado
Horários
Terças e quintas, 12:00 às 14:00
A Associação Cultural Mimulus, através do projeto “Uma contribuição para a formação do bailarino” oferece 20 vagas gratuitas para Bailarinos em formação.
Os interessados em concorrer às bolsas devem enviar currículo para mimulus@uol.com.br (assunto: Curso Dança Contemporânea) para serem avaliados, até o dia 2 de fevereiro.
Associação Cultural Mimulus – Rua Ituiutaba, 325 – Prado – Cep: 30411-023
Belo Horizonte – MG – Telefax: 31-3295-5213 – Tel.: 31-3295-4367 – e-mail: mimulus@uol.com.br
Seleção de integrantes para o Grupo Experimental Mimulus
A Associação Cultural Mimulus faz seleção de integrantes para o Grupo Experimental Mimulus dia 19 de Fevereiro de 2011 às 10:00 horas
Programação da seleção:
Dia 19 de Fevereiro
10:00 às 13:00 – Audição
14:00 às 16:00 – Entrevista e dinâmica em grupo
Condições:
- Iniciados em danças a dois com idade até 25 anos;
- Preferencialmente pessoas que estejam fazendo ou tenham a sua formação em dança na Mimulus;
- Disponibilidade para ensaios diários no horário: 3as, 5as e 6as de 12:00 às 14:00 com possibilidade de aumento da carga horária e para a participação de oficinas à noite.
Oferecemos:
- Participação em Oficinas de: Dança Contemporânea; Danças a Dois; Anatomia do Movimento; História da Dança; Sociologia e História das Danças a Dois; Musicalização; Composição Coreográfica; Noções de Cenografia; Iluminação e Figurino.
Os interessados deverão enviar previamente os seus currículos para Carol: mimulusprojetos@uol.com.br até o dia 07 de Fevereiro de 2011 para pré-análise, cujo resultado será apresentado até o dia 11 de fevereiro.
55 31 3295-5213 | 3295-4367
MÚSICA
Júlio Amstalden faz duas apresentações especiais no Órgão da Sé de Mariana
O órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé de Mariana recebe no próximo fim de semana o organista Júlio César Amstalden para dois concertos especiais: um na sexta-feira, dia 04 de fevereiro, às 11h30, e outro no domingo, dia 06 de agosto, às 12h15.
O músico vai apresentar um repertório com obras do período barroco. Os ingressos para as duas apresentações serão vendidos no local, à partir de R$15,00.
Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com.br. O site é www.orgaodase.com.br.
Local: Catedral da Sé de Mariana - Praça Cláudio Manoel, s/n, Centro. Mariana/MG
CINEMA
Fundação Cultural lança projeto de cinema “Ponto Nacional” em Uberaba
No próximo dia 3 (quinta-feira), no Teatro Experimental de Uberaba - TEU, acontece o lançamento do projeto de cinema “Ponto Nacional”. As sessões acontecerão uma vez por semana, às quintas-feiras, no TEU, sempre às 20h.
De acordo com o presidente interino da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus, a idéia do projeto é levar a cultura do cinema para a população a fim de que as pessoas passem a apreciar filmes nacionais e de qualidade e cultivem o hábito de ir ao cinema.
Durante este primeiro mês o projeto “Ponto Nacional” irá exibir filmes nacionais de grande sucesso, como “O Auto da Compadecida”, “2 Filhos de Francisco”, "Cidade de Deus", entre outros. A entrada é franca e durante o lançamento do projeto no dia 3, com o filme “Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil”, os presentes poderão desfrutar de uma sessão de cinema acompanhada de pipoca.
EXPOSIÇÃO
Exposição de Adão Rodrigues no anexo da Biblioteca Pública Estadual
Adão Rodrigues nasceu em Divino de Carangola em 1949, mas vive e trabalha na capital mineira há 38 anos. Na década de 1970 estudou pintura com o pintor e professor holandês, Peter Wilmers. A curadoria de Retratos Humanos é da diretora do MUNAP, Regina Mello.
Abertura dia 02/02/2011 as 20:00 horas.
Anexo da Biblioteca Pública Estadual.
Rua da Bahia, 1889 - 2º Piso.
Funcionarios - Belo Horizonte MG - Brasil.
Horario de Funcionamento:
de segunda a sexta-feira de 8:00 as 20:00 horas
e aos sabados de 8:00 as 13:00 horas
Agenda de eventos em São João del Rei, Tiradentes e Região
O projeto São João del-Rei Transparente é um Banco de Dados e de Imagens de São João del-Rei, atualizado diariamente. São selecionadas uma variada gama de informações e de temas que dizem respeito as experiências e vivência concreta do cidadão e entidades em seu contexto sócio-histórico-econômico-cultural.
Através destes levantamentos, cria-se oportunidades de se conhecer e refletir sobre diversos temas, como, por exemplo, sobre a importancia da preservação ambiental, cultural, dos registros documentais, fotográficos.
Para visualizar a Agenda Cultural com todas as informações, inclusive o Arquivo de Eventos para pesquisas, acesse: http://www.saojoaodelreitransparente.com.br/
SESI Mariana abre inscrições para cursos de música, dança e teatro
O SESI-Mariana comunica que estão abertas as inscrições para os cursos de cultura oferecidos pela entidade. Todas as modalidades são ministradas por professores qualificados e incluem aulas de teoria e prática, promovem apresentações e montagens de espetáculos no Teatro SESI-Mariana e dão base para iniciação profissional e qualificação individual. Todo o aluno tem direito ao uniforme personalizado e à utilização de instrumentos musicais cedidos pela escola.
Cursos de:
Musicalização Infantil e Flauta Doce
A partir de 6 anos de idade
Quartas e sextas-feiras de 14 às 17h
Violino / Violoncelo / Viola / Contrabaixo
Inscrições até 04 de fevereiro
Seleção por teste de aptidão: 05 de fevereiro
Efetivação de Matriculas: de 07 a 11 de fevereiro
Inicio das aulas: 12 de fevereiro – (aos Sábados) - de 8h30 as 17h30
Teatro
Projeto Palco Vivo
A partir de 15 anos de idade
Terças e quintas-feiras – de 15 às 17h e das 18 às 20h
Dança
Terças e quintas
15h – Balé (08 a 12 anos)
16h – Jazz / Street dance (08 a 12 anos)
17h - Balé (03 a 07 anos)
18h - Balé (13 a 15 anos)
19h – Jazz / Street dance (13 a 15 anos)
20h – Dança moderna / Jazz (adultos)
Quartas e sextas
08h – Dança moderna / Ginástica (adultos)
09h – Balé (03 a 07 anos)
10h – Balé (08 a 12 anos)
Inicio das aulas: 01 de fevereiro
Mais informações e inscrições:
Centro de Cultura SESI-Mariana
Rua Frei Durão, 22 - Centro
(31) 3557 - 1041
Inscrições abertas para oficineiros do Circo do Povo em Uberaba
A Fundação Cultural de Uberaba publicou o edital de seleção para contratação de oficineiros para atuar nas áreas de informática, artesanato, teatro, arte circense e percussão do Circo do Povo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, das 09h às 17h, no Departamento Cultural da Fundação Cultural de Uberaba, de segunda a sexta.
Os interessados em se tornarem oficineiros do Circo do Povo deverão entregar, no ato da inscrição, currículo, composto dos dados pessoais do candidato, tais como: nome, CPF, RG, endereço, telefone, e-mail e ISS municipal, caso possua; e síntese da experiência profissional na área pretendida a ministrar como oficineiro, juntamente com cópia dos certificados dos cursos, especializações e demais qualificações que possua. Além de proposta com plano de trabalho a ser desenvolvido durante as oficinas, dentre outros documentos.
A seleção dos oficineiros será feita por uma Comissão de Seleção composta por 04 (quatro) pessoas, indicadas pela Fundação Cultural de Uberaba. O resultado será divulgado no dia 04 de fevereiro no jornal porta-voz e/ou no site da Fundação Cultural de Uberaba.
A ficha de inscrição também está disponível no site da FCU, no endereço eletrônico www.uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural. Os interessados deverão preenchê-la e encaminhá-la à sede da FCU, acompanhada de todos os documentos exigidos no edital. A Fundação Cultural fica na Rua Tristão de Castro, 64, Centro.
NOVOS EDITAIS
Fundo Setorial do Audiovisual
Estão abertas, até 18 de fevereiro, 4 chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para investimentos em projetos de cinema e televisão. A iniciativa é da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e destina R$ 84 milhões para investimento para produção de longa-metragem, produção de obras para televisão, aquisição de direitos de distribuição de longa-metragem e comercialização de longa-metragem. Os aspectos artísticos, a capacidade e histórico da empresa proponente, além da compatibilidade entre o orçamento do projeto e a perspectiva de retorno comercial estão entre os critérios de avaliação dos projetos. Os editais estão disponíveis no endereço www.ancine.gov.br/.
Programa Cultural das Empresas Eletrobrás - Inscrições até 04 de março de 2011
Criado em 2008 pela Eletrobras, este Programa tem como objetivo ampliar a democratização do acesso aos recursos destinados anualmente ao patrocínio de projetos culturais.
As áreas patrocinadas foram ampliadas. Filmes de longa-metragem, patrimônio imaterial e festivais de cinema e teatro também passaram a fazer parte das modalidades que integram o edital cultural. Os espetáculos teatrais continuaram presentes, dando continuidade à tradição que faz da Eletrobras uma das maiores incentivadoras do teatro no Brasil.
Cia. de Dança Palácio das Artes seleciona bailarino
Encerram-se neste domingo as inscrições para audição de bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes. Os interessados ainda têm hoje, dia 28, das 13h às 18h, e domingo, dia 30, das 10h às 12h para comparecer ao Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro - 4º andar) e fazerem sua inscrição gratuita.
A audição acontece no próprio domingo, às 13h, no Grande Estúdio do Palácio das Artes. O resultado será divulgado cinco dias úteis após o término da audição. Para conferir o edital completo, ficha de inscrição e documentação necessária os candidatos devem acessar o site www.fcs.mg.gov.br.
Inscrições gratuitas até 30.01
Horário: sexta – feira: 13h às 18h / domingo: 10h às 12h
Local: Palácio das Artes – 4º andar (av. Afonso Pena, 1537, Centro)
EDITAIS EM ANDAMENTO
Edital de Estímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais - Inscrição até 28 de fevereiro de 2011.
O edital visa fomentar a implementação ou modernização operacional de entidades de gestão coletiva de direitos autorais. Essa ação visa promover redução dos custos operacionais, aumento na arrecadação relativa a direitos autorais e distribuição mais justa e eficaz com um significativo impacto na economia da cultura, em vários segmentos culturais.
Festival de Cinema Infantil da China
O Comitê Organizador do Festival de Cinema Infantil da China solicitou à Embaixada do Brasil em Pequim indicações de filmes infantis brasileiros produzidos a partir de maio de 2009. As inscrições estão abertas até 1° de fevereiro de 2011. Serão selecionados 30 filmes para serem exibidos. Os organizadores arcarão com as despesas para o deslocamento ao Festival de até duas pessoas por filme selecionado.
O Festival é organizado pelo governo chinês desde 1989. A sua 11º edição será realizada de 31 de maio a 4 de junho de 2011, na cidade de Jiangyin, Província de Jiangsu.
Informações adicionais podem ser obtidas no website do festival http://www.cicfif.cn/frontier/index
EXPEDIENTE
Chefe da RR/MG: Aída Ferrari – aida.ferrari@cultura.gov.br
Editoração: Aída Ferrari e Camilo de Paiva – divulgacaomg@cultura.gov.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)
Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144
Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h
Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/
Twitter: http://twitter.com/mincmg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente