quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

Publicado originalmente no site do Ministério da Cultura e retirado em 15/06/2011 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2011/06/14/comissao-nacional-de-incentivo-a-cultura-7/

MinC realiza reunião itinerante para apreciação de projetos inscritos pela Lei Rouanet

Dando continuidade ao caráter participativo e propositivo da nova gestão do Ministério da Cultura, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) está em Belém(PA) para mais uma plenária. Os conselheiros se reuniram hoje (14) com representantes de vários segmentos culturais da região Norte, a fim de discutir o panorama da produção cultural local e regional e as ações de fomento, considerando a produção local, a circulação e a preservação. A reunião aconteceu no Centur – Fundação Cultural Tancredo Neves.

Os conselheiros se dividiram em cinco salas e trataram de assuntos específicos de setores como artes visuais, artes cênicas, música, audiovisual, humanidades e patrimônio. Foi um momento de discussão, proposição e troca de ideias entre os conselheiros e os cerca de 120 participantes, dentre representantes de prefeituras, produtores e técnicos culturais e artistas de vários ramos.

Segundo o titular da área de patrimônio junto à CNIC, Romeu Duarte, a reunião atendeu às expectativas. “Eu acho que foi importante, porque esse é o motivo da condição itinerante da CNIC e em termos de cumprimento desse objetivo, foi pleno” diz ele.

Dentre os temas discutidos nas reuniões, está a capacitação do produtor e do artista para elaboração e gestão do seu projeto, a fim de capacitá-lo para entrar no conjunto dos projetos submetidos ao Ministério da Cultura e, assim, aumentar a representação da região Norte. Outro tema recorrente foi a obtenção de patrocínio, um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores nortistas com relação à captação de recursos.

Para o chefe da Regional Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz, a presença da CNIC no Norte é uma oportunidade para que o Ministério conheça um pouco mais sobre as especificidades da região. “É um momento muito importante para troca de experiências e para que o MinC conheça a nossa realidade e entenda melhor as particularidades de se trabalhar com cultura em nossa região”, ressaltou.

A CNIC ainda realizará sessão plenária nos dias 14 e 15 de junho, no Hangar do Centro de Convenções da Amazônia,  que contará com a presença do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes. Durante esses dias serão avaliados projetos culturais que visam a autorização para captação de recursos via Lei Rouanet.

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura é um órgão integrante da estrutura do Ministério da Cultura, composta por representantes de artistas, empresários, sociedade civil e do Estado e sua função é subsidiar as decisões do MinC quanto à aprovação dos projetos culturais submetidos para captação via renúncia fiscal.

(Texto: Lívea Colares, Ascom/MinC)
(Fotos: Ray Nonato, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente