quinta-feira, 19 de maio de 2011

a despedida

Publicado originalmente por Nina Rahe  no Bravo Online e retirado em 19/05/2011 do endereço:

http://bravonline.abril.com.br/blogs/festival-audio-visual/

Festival por Nina Rahe

A noite de encerramento e premiações do CinePE começou com protestos. Minto, na verdade. Começou com algumas homenagens. Mas o que marcou mesmo o início foi o momento em que Leo Falcão, o primeiro premiado (melhor direção por Palavra Plástica na Mostra Pernambuco), subiu ao palco. Não foi sozinho. Com ele estavam mais uns dez realizadores pernambucanos, que abriram uma faixa: “Menos glamour, mais cinema”. Antes de agradecer, Falcão abriu um papel e leu: “Na verdade, esse ato não tem um porta-voz. O combinado entre todos nós era que o primeiro a subir nesse palco hoje seria acompanhado pelos demais. Nós lamentamos o que vem acontecendo no CinePE e defendemos que haja menos palanque político e homenagens atrasando o horário dos filmes; que a Mostra Pernambuco seja integrada de verdade à programação do Festival no Teatro Guararapes; que os curtas tenham sua projeção respeitada, sem qualquer interrupção durante os créditos para a leitura de avisos; que a programação respeite a integridade e a unidade da Mostra de Curtas e não faça repartições da projeção de curtas, de forma aleatória ou para segurar publico”. Todos foram aplaudidos, timidamente aplaudidos. E a mesma timidez permaneceu até o fim do evento.

Nos longas, basicamente, Família Vende Tudo (Alain Fresnot) e Estamos Juntos (Toni Venturi) dividiram a maioria dos prêmios. O segundo conquistou os mais importantes, como melhor direção e filme. Os curta-metragistas que subiram no bolo de três andares (decoração comemorativa dos 15 anos de Festival) foram mais diversificados, embora alguns tenham estado ali mais de uma vez, para receber o Calunga em diferentes categorias.

Confesso que passei o início, meio e fim da noite tentando identificar Leonardo Cata Preta, diretor do curta O Céu no Andar de Baixo. Teria sido mais fácil se ele tivesse sido contemplado, mas não aconteceu. Mesmo assim, a animação continua sendo uma das minhas preferidas.

A lista completa de vencedores está no site oficial: http://www.cine-pe.com.br/2011/v2/index.php.

* A grande justificativa para a publicação desta postagem foi a citação a um grande trabalho, de um amigo, o curta Céu no Andar de Baixo do Leonardo Cata Preta. Deem um pulo lá no blog do curta e confiram! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente