Bom dia,
Acordado meio fora de hora, e tarde, muito tarde, achei uma coisa interessante e digna de uma ressaca da qual não padeço: BANDIDOS DO CINE XANGAI.
VEja aí a apresentação e visite o site que é muito bom! Já estou assistindo…
O cine xangai é a Ode à catarse, a cafonice, a arte, a prevaricagem, a santidade, a safadeza, a putaria de Caroline Pierce, ao luxo, ao lixo, a boêmia, a cerveja barata, aos grandes Leone, Truffaut, Meyer, Zé Mojica, Fellini, Ody Fraga, Mario Vaz Filho e Vischonti...
Uma homenagem a poltrona rasgada, ao mezanino de luxo, ao lanterninha caô, a meia-entrada, ao migué de entrar por onde tem que sair, a má qualidade, ao bom gosto, ao clássico e ao novo batendo boca e troncando letra em todas as suas mais diversas possibilidades.
Por isso existem os BANDIDOS DO CINE XANGAI;
Para devolver ao cinema tudo que dele, foi tirado. Inclusive as suas idiossincrasias...Tamo aê e a bala ta na agulha e fodam-se "às crases"...
Afinal de contas nós somos uns boçais!!*
A postagem deles que trazemos aqui é: PERSONA – 1966
O postagem a seguir foi retirada do blog BANDIDOS DO CINE XANGAI em 26/01/2011 do endereço:
http://cinexagairkm.blogspot.com/2011/01/persona-1966.html
Yeahhhh!! Hoje o nosso conviado é um cara que jamais poderia faltarem um cinema que preste. Ingmar Bergman é fudamental para a sétima arte, tanto quanto o ovinho de codorna é para a Serra Malte! Falemos então de uma de suas produções mais enigmaticas:
PERSONA é a película que nos apetece...
Falamos de um daqueles filmes que você pode assistir umas 450 vezes, que sempre você terá um entendimento diferente do mesmo. Abolutamente todas as interpretações e análises podem ser feitas a partir de um material, como de costume, bastante conciso e reforçado por um excelente roteiro e atuações magníficas. Nada surpreendente quando se trata de Bergman.
PERSONA conta a história de uma atriz de teatro (Liv Ullmann) que de uma hora para outra, fica completamente avessa ao diálogo, e se refugia numa casa de campo acompanhada de uma enfermeira (Bibi Andersson). A partir de então, Bergman joga o espectador para dentro de um em mergulho na alma humana, explorarando suas entranhas mais obscuras.
Uma piração doida começa com a relação das duas mulheres. Aos poucos, a enfermeira começa a se abrir e a contar para a paciente, que permanece completamente muda, seus mais sórdidos segredos e experiências, culminando com a descrição bastante real de uma experiência sexual entre ela, uma amiga e dois homens desconhecidos. Aos poucos Andersson e Ullmann parecem se fundir em uma só personagem, com Bergman chegando a indicar alguma coisa sobrepondo inclusive o rosto das duas.
A fotografia espetacular ficou por conta do pareceiro Sven Nykvist. E como de costume no Cine Xangai, deixamos aquele recadinho delicado:
QUEM NÃO ASSISTIR TEM A MÃE NA ZONA!
Corri!
Fala Bruno...
ResponderExcluirquero te agradecer pelo carinho manifestado pelo nosso Cine Xangai e fiz questão de dizer isso aqui no seu espaço, que to conhecendo e achando bem legal também. BANDIDOS DO CINE XANGAI é uma atitude de cinema, uma posição referente ao exercicio de fazer e admirar cinema, mais ou menos nos moldes do movimento Dziga Vertov do godard... a gente quer referencias, valores e cultura pop pro cinema. Nossos filmes são tanto classicos, quanto filmes "b", marginaiszão e tudo mais, como no manifesto que ta la postado. Claro que colaboro sim com seu mucuripe, só não sei como. Me diga vc e será um prazer.
abraço e obrigado
Marcelo Mendez
(mmfluk@gmail.com)