segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cultura Digital - Rede social apoiada pelo MinC está entre os 10 maiores aplicadores mundiais do WordPress

Publicado originalmente no site do Ministério da Cultura e retirado ewm 10/01/2010 do endereço:

http://www.cultura.gov.br/site/2011/01/06/cultura-digital-13/

A Cultura Digital, rede social em parceria com o Ministério da Cultura, foi escolhida pelo Memeburn: web savvy insight and analisy, site especializado em cultura digital, como a 9ª maior aplicação do WordPress no mundo. Em primeiro lugar ficou o NY times blogs e em 10ª, o Thought leader, uma rede social da África do Sul.

O Memeburn destaca que a Cultura Digital é uma rede social brasileira, apontada por criar uma cultura digital e social com a percepção de integrar cidadãos, instituições governamentais, empresas estatais, sociedade civil e o mercado da cultura. Para o Memeburn, a “Cultura Digital tem feito uma boa utilização da rede social Buddy Press Word Press, resultando em um site com grande padrão de interatividade com pessoas que se interessam pela cultura digital no país”.

Nos últimos três anos, o WordPress.com evoluiu para além de um simples blog e tornou-se um grande colaborador de conteúdos, centralizando mais de quinze milhões de blogs.

Ao mesmo tempo em que é quase impossível enumerar a quantidade de sites autônomos que se fortalecem pelo WordPress.org, o WordPress tem crescido exponencialmente como um software livre e gratuito, se diferenciando como o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) e blogs. O WordPress também tem se destacado devido à flexibilidade, facilidade e rapidez que oferece.

Cultura Digital

O principal objetivo da parceria da Cultura Digital com o Ministério da Cultura é formar uma rede avançada para a colaboração e a comunicação. A Cultura Digital promove o uso do software livre e as ações de inclusão digital, assim como a bandeira da ampliação infinita da circulação de informação e criação.

Estas novas possibilidades de difusão e acesso à cultura impactam o marco legal dos direitos autorais conforme a disposição atual e fomentam a discussão sobre novas formas de licenciamento e gestão de conteúdos. O debate abre perspectivas inteiramente novas para temas antes prisioneiros das várias formas de ortodoxia analógica, e o Ministério da Cultura utiliza este espaço para postar links, publicar e conversar sobre o assunto.

(Texto: Juliana Nepomuceno, Comunicação Social/MinC)

(Edição de imagem: Marina Ofugi e Ygor Bernardes, Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente