Originalmente publicado no site da UNESCO e retirado em 12/01/2011 do endereço:
A UNESCO no Brasil está doando ao Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, exemplares das publicações “Pequeno Livro das Grandes Emoções" e “Alfabeto da Esperança”, importantes instrumentos para incentivar a leitura.
O "Pequeno Livro das Grandes Emoções" é uma antologia de contos, crônicas, letras de músicas e poemas clássicos da literatura brasileira e traz dicas para ajudar as pessoas a gostarem da leitura. O livro traz textos de Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque, Clarice Lispector, Cora Coralina, Cora Rónai, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Marina Colassanti, Mario Quintana, Paulo Mendes Campos, Victor Giudice e Vinicius de Moraes. Além dos textos, o livro apresenta também uma pequena biografia de cada autor. O “Pequeno Livro das Grandes Emoções” foi elaborado por Rosa Amanda Strausz e Valeira Rezende sob a coordenação de Timothy Ireland, especialista em Educação da UNESCO no Brasil, e tem sido utilizado para despertar o interesse e o gosto pela leitura no público das penitenciárias federais, em escolas e em bibliotecas populares no Nordeste.
O "Alfabeto da Esperança" é uma coleção de textos curtos de vários autores internacionais e brasileiros contemporâneos como Paul Auster, Marc Levy, Alberto Manguel, Paulo Coelho, Cristovam Buarque e João Ubaldo Ribeiro, que apresentam diversas práticas de alfabetização compreendendo possibilidades ilimitadas do uso das habilidades de leitura e escrita.
As bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras mantêm em seus acervos algumas obras desses autores e a ideia é disponibilizar aos agentes de leitura novas possibilidades para encorajar seus leitores, moradores de comunidades rurais, a descobrir e aprofundar outros textos.
O Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras, desde o seu lançamento em 2003, já implantou mais de 8 mil bibliotecas e capacitou mais de 17 mil agentes de leitura de comunidades rurais de 3 mil municípios. Estão em fase de implantação outras mil novas bibliotecas rurais e os livros doados pela UNESCO vão integrar os acervos como obras referenciais de literatura e de alfabetização, passando a ser destaque na capacitação dos agentes de leitura que receberão instruções de como trabalhar os textos dos autores no meio rural e avançar para outras obras disponíveis nas bibliotecas. Arca das Letras implanta 3 bibliotecas por dia no campo e já atende quase 1 milhão de famílias de agricultores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente